Ministro Edson Fachin destaca o Programa Cidadania Plena

Em seu discurso, por ocasião do recebimento da Medalha do Mérito Eleitoral das Araucárias, o vice-presidente do STF citou o Programa, que atendeu mais de 3,5 mil eleitores em 2023

Fotografia de dois homens de terno se olhando, enquanto seguram juntos um diploma amarelo, com d...

O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Edson Fachin, durante a solenidade de entrega da Medalha do Mérito Eleitoral das Araucárias, realizada nesta segunda-feira (18), exaltou o Programa Cidadania Plena, de iniciativa do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura. 

De acordo com o ministro Edson Fachin, o TRE-PR conta com experiências inovadoras e de sucesso. “De modo especial, um programa da gestão do desembargador Coimbra de Moura, que atende com cidadania plena hospitais e instituições de longa permanência beneficiando idosas, idosos, funcionárias e funcionários de lares beneficentes e abrigos. Com nosso aplauso, enfatizo que todos no espaço  público temos o dever de desenvolver mecanismos institucionais na promoção da cidadania”, declarou. 



Cidadania Plena

Criado em 2022, o programa visa facilitar o acesso das cidadãs e dos cidadãos aos serviços da Justiça Eleitoral. Neste ano, foram mais de 3,5 atendimentos realizados por meio de mutirões do Cidadania Plena. Nas Eleições Gerais de 2022, também foram instaladas seções eleitorais em hospitais e instituições de longa permanência, para que todas as pessoas pudessem votar e exercer o seu direito democrático. 

Homenagem

A Medalha do Mérito Eleitoral das Araucárias é uma distinção honorífica, em grau de Comenda, entregue pelo TRE-PR com o propósito de incentivar o exercício da cidadania e a defesa da democracia. Instituída pela Resolução n° 468/2005, a honraria é destinada a pessoas e entidades que tenham se destacado pelos relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral do Paraná.

O ministro Edson Fachin agradeceu a homenagem e a presença de todas as autoridades reunidas na ocasião. “Trata-se de um conclave que reúne mentes e coração das araucárias, que vão se espargindo para o Brasil todo. Eu mesmo aqui no bosque dos ministros já plantei uma e vigio para que ela cresça porque, como na vida, toda planta requer cuidado, água e carinho”, destacou.

A medalha é formada por oito pinhões transversais na cor dourada e contém, no centro, três pinheiros na cor verde. Trata-se de uma referência ao estado, uma vez que o tradicional pinheiro do Paraná (araucaria angustifolia) é um símbolo local, que representa as tradições e os vínculos dos paranaenses com a terra. 


Texto: Assistência de Jornalismo
Foto: Divulgação/STF 
Tratamento de Imagem: Assistência de Comunicação Visual
Por: Assessoria de Imprensa
Publicado em: 19/12/2023 - 16:23

Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido