Presidente do TRE-PR entrega Medalha do Mérito Eleitoral ao ministro Fachin

A honraria é destinada a pessoas que se destacaram pelos relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral do Paraná

Fotografia de quatro homens de terno sorrindo em uma sala. O homem ao centro usa no pescoço uma ...

Nesta segunda-feira (18), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, entregou a Medalha do Mérito Eleitoral das Araucárias ao vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Edson Fachin. O encontro foi realizado no Gabinete do ministro, em Brasília (DF). 

O ministro Edson Fachin agradeceu a homenagem, falou sobre seu orgulho pelo Paraná e elogiou o TRE-PR pela qualidade dos profissionais. “Experiências de sucesso e inovadoras se deram no Tribunal Regional Eleitoral paranaense. De modo especial, um programa da gestão do desembargador Coimbra de Moura que atende com cidadania plena hospitais e instituições de longa permanência”, declarou.

Durante o encontro, o presidente Coimbra de Moura reforçou que a Medalha do Mérito Eleitoral das Araucárias é a maior homenagem concedida pelo TRE-PR. Em sua fala, o desembargador reforçou o respeito pelo ministro, lembrando a exemplar conduta do ex-presidente do TSE no período que antecedeu as eleições de 2022.

Fotografia de seis homens de terno sentados em poltronas pretas em um meio círculo. Ao fundo, ou...

Presenças

Além do presidente do TRE-PR, estiveram presentes ao encontro, o presidente eleito do TRE-PR para o biênio 2024-2025, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson; os juízes-membros da Corte do TRE-PR doutor Thiago Paiva dos Santos e doutor Julio Jacob Junior; o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, o doutor Frederico Mendes Junior; o assessor de Imprensa do TRE-PR, Márcio Carvalho Jardim; e convidadas e convidados do ministro Fachin.

Trajetória

Natural de Rondinha (RS), o ministro Edson Fachin é doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pós-doutor, formado no Canadá. Autor de diversos livros e artigos, tomou posse como ministro do STF em junho de 2015.

Entre 22 de fevereiro e 16 de agosto de 2022, presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Durante esse período, visitou a sede do TRE-PR, em Curitiba, ocasião em que participou de uma coletiva de imprensa ao lado do desembargador Coimbra de Moura e assinou um Acordo de Cooperação Técnica com o objetivo de aprimorar o sistema de prestação de contas.

Medalha

A Medalha é uma distinção honorífica, em grau de Comenda, entregue pelo TRE-PR com o propósito de incentivar o exercício da cidadania e a defesa da democracia. Instituída pela Resolução n° 468/2005, a honraria é destinada a pessoas e entidades que tenham se destacado pelos relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral do Paraná.

Formada por oito pinhões transversais na cor dourada, a Medalha contém, no centro, três pinheiros na cor verde. Trata-se de uma referência ao estado, uma vez que o tradicional pinheiro do Paraná (araucaria angustifolia) é um símbolo local, que representa as tradições e os vínculos dos paranaenses com a terra. 


Texto: Assistência de Jornalismo
Foto: Assessoria de Imprensa
Tratamento de imagem: Assistência de Comunicação Visual
Por: Assessoria de Imprensa
Publicado em: 18/12/2023 - 17:25

Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido