TRE-PR sedia Audiência Pública do Projeto Supera

Evento objetivou alimentar debate que gerasse maior conscientização das pessoas sobre as candidaturas PcD

No auditório do TRE-PR, o presidente Coimbra de Moura está em cima do palco, ao lado de uma inté...

Na manhã desta quarta-feira (19), a Escola Judiciária do Paraná (EJE-PR) realizou a Audiência Pública do Projeto Supera, com o tema “Construindo Candidaturas PcD”. O evento objetiva contribuir para o crescimento no número de candidaturas de pessoas com deficiência, por meio de um debate que gerasse maior conscientização da sociedade sobre a questão.

A audiência ocorreu às 09h, no auditório do edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Contou com painéis, apresentações e debates sobre manifestações encaminhadas por meio dos formulários na consulta pública ou presencialmente pelas cidadãs e cidadãos, representantes de todas as instituições civis e órgãos governamentais presentes.

Na abertura do evento, o presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, ressaltou que o tema da audiência é extremamente relevante, e demanda o engajamento de todas e todos. “É nosso dever criar condições propícias para que todas as pessoas possam participar ativamente do processo democrático. A diversidade enriquece a nossa democracia, tornando-a mais inclusiva e representativa. Conclamo a todas e a todos a se engajarem nessa causa, promovendo a conscientização, capacitando-se e buscando soluções concretas para construir mais candidaturas de pessoas com limitações. Somente com o trabalho conjunto e o comprometimento poderemos alcançar a verdadeira inclusão política em nossa sociedade”, declarou.

O diretor-executivo da EJE-PR, doutor Thiago Paiva dos Santos, considerou que o saldo da audiência foi altamente positivo. “Nós quisemos, com esse evento hoje, coletar informações para que o TRE-PR tenha legitimidade para oferecer, ainda nesse semestre, uma qualificação para as pessoas com deficiência na política. É uma forma das pessoas terem mais acesso à informação e que elas tenham candidaturas viáveis, para, a partir disso, termos políticas públicas mais eficientes para as pessoas com deficiência”, explicou o doutor Thiago.

Presenças

Estiveram presentes no evento a vice-presidente da Federação Paranaense das Associações de Síndrome de Down (FEPASD), Marlene Dias Carvalho; a conselheira municipal de pessoas com deficiência do Instituto dos Cegos do Paraná, Berenice Ferreira; o vice-presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná, Miguel Adriano Rossi; a diretora do Departamento dos Direitos das Pessoas Com Deficiência, Denise Morais; a assistente de projetos sociais da Sociedade Bíblica do Brasil, Debora Meirelles Belli; o presidente da comissão de acessibilidade do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson; e o major Fabio Deiverson Ribeiro, representando o Comando Geral da Polícia Militar do Paraná; a mesária voluntária nas eleições de 2022 e colaboradora do TRE-PR, Pietra Silvestri; a juíza federal do TRF-4, Tany Maria Wurster; o promotor de justiça da Coordenação Eleitoral do MPPR, Régis Rogério Sartori; e a segunda tesoureira do Instituto Paranaense do Direito Eleitoral, Nahomi Melena.

Representando a Ordem dos Advogados Brasileiros do Paraná (OAB-PR), a presidente da comissão do Pacto Global da instituição, Luciane Maria Trippia, e o presidente da comissão dos direitos das pessoas com deficiência, Walney Coleto Subtil. Já a Federação das APAES do Paraná foi representada pela assistente social Camila Santos, e o gerente administrativo Thiago Alberto Aparecido.

Dentre os membros do TRE-PR, compareceram ao evento o juiz da 199ª Zona Eleitoral do Paraná, doutor Siderlei Cordeiro; o membro da Corte, doutor Roberto Aurichio Junior; o juiz da 176ª Zona Eleitoral do Paraná, doutor Marcelo de Rezende Castanho; a membra da Corte, doutora Andrea Fabiane Groth Busato.

Também marcaram presença autoridades políticas, como o presidente da câmara de vereadores de Curitiba, Marcelo Fachinello; a vereadora de Paranaguá, Isabele Dias; o coordenador da política estadual de defesa dos direitos da pessoa com deficiência, Felipe Braga Cortês; Lucilene Marques, representando o deputado estadual Pedro Paulo Bazana; e Rogério Carboni, representando o governo do estado do Paraná.

Texto: Luís S. Bocatios
Revisão: Mauro Prizibela e Carla Tortato
Foto: Bernardo Gonzalez
Secretaria de Comunicação Social
SECOM/TRE-PR

Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, Spotify, TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

icone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Icone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido