TRE-PR recebe universitários da FAE no Projeto Tribunal Eleitoral Jovem

Estudantes de Direito realizam uma simulação do julgamento de um feito com o objetivo de ampliar as ações e práticas eleitorais

A fotografia mostra um grupo com cerca de 30 pessoas posando e sorrindo para a câmera. Eles estã...

Nesta segunda-feira (15), os estudantes do primeiro semestre do curso de Direito da FAE Centro Universitário realizaram no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) uma simulação pedagógica de julgamento de um feito eleitoral. 

A prática integra o programa “Tribunal Eleitoral Jovem”, da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) e contou com a participação de universitárias e universitários. É uma das vertentes de atuação da EJE-PR que abre as portas da Justiça Eleitoral para a sociedade, em especial, para acadêmicas e acadêmicos.

Os estudantes participaram da simulação de julgamento na Sala de Sessões, no edifício-sede do TRE-PR, com a finalidade de despertar o interesse pela matéria eleitoral e de conhecer os fundamentos e princípios teóricos que orientam a atividade jurisdicional eleitoral. O projeto também contribuiu para a educação cidadã e o aprimoramento das práticas eleitorais e permitiu que as universitárias e os universitários vivenciassem emocional e sensorialmente a experiência do julgamento de um feito. 

Os trabalhos foram orientados pelos professores da disciplina Rule of Law (Teoria do Estado e do Direito), Rene Sampar e Luis Henrique Braga Madalena.

Rene Sampar, que foi assessor-chefe da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE-TSE) na gestão da Ministra Rosa Weber, ressalta que “a Justiça Eleitoral é o princípio da democracia. Então, quanto antes os alunos estiverem aqui aprendendo, participando e entendendo um pouco mais sobre o Direito Eleitoral, tanto mais formaremos cidadãos melhores e mais conscientes do seu papel na sociedade”.

Para Luís Henrique Braga Madalena, que também coordenou a ação, a atividade prática é fundamental para o desenvolvimento dos alunos.

“Efetivamente para conseguir ligar o que a gente tem na teoria com a prática do direito e se expor perante os colegas, se expor perante o público, numa atividade controlada dentro de um tribunal, não há nada melhor do que isso”, explica Luís Henrique.  

A sessão foi conduzida pelos próprios alunos da FAE, que atuaram nos papéis de presidente, de juízas e juízes da Corte, de procuradoras e procuradores, de secretárias e de secretários de Sessão, de advogada e de advogado e na plateia. 

O estudante Gabriel Chiodini conta ser de extrema importância essa experiência para descobrir se há o interesse em atuar na Justiça Eleitoral. “Estamos visitando o TRE-PR e eu acredito que isso contribui muito para nossa formação, para a gente ter uma ideia de onde direcionar nossos estudos no futuro”, expõe o universitário.

A acadêmica Caroline Tesserolli acredita ser necessário a disciplina de Direito Eleitoral na faculdade e conta querer tomar mais conhecimento sobre o que ele estuda e quais questões aborda. “Principalmente na FAE que realiza o curso de Law Experience, é muito importante para que os alunos tenham consciência desse ramo no curso, além da consciência como cidadão na hora de votar e para esse lado mais político do Direito”, finaliza a estudante.

Texto: Luiza Sarubbi e Rogério Carlos Born
Revisão: Rogério Carlos Born
Foto: Lamartine de Macedo de Lima
Secretaria de Comunicação Social
SECOM/TRE-PR


Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter,InstagramSoundCloud,TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido