Desembargador Sigurd Roberto Bengtsson toma posse como presidente do TRE-PR para o biênio 2024-2025

Na mesma cerimônia, o desembargador Luiz Osório Moraes Panza assumiu o cargo de vice-presidente e corregedor

Em um auditório lotado, várias pessoas vestidas com roupas formais estão sentadas em uma mesa de...

Nesta sexta-feira (2), foi realizada a solenidade de posse do presidente eleito do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) para o biênio 2024-2025, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, e do novo vice-presidente e corregedor, desembargador Luiz Osório Moraes Panza. A cerimônia, transmitida ao vivo pelo YouTube, aconteceu no auditório do edifício-sede, em Curitiba.

O novo presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, em meio aos agradecimentos às autoridades presentes ao evento, lembrou a importância da influência da sua família, em especial de sua esposa, de suas filhas e os dos seus pais.

Em seu discurso, destacou a necessidade de se criarem “mecanismos institucionais que garantam a acessibilidade a todas as pessoas”, tendo em vista que “todas as pessoas devem ter condições de exercer seus direitos, em especial o de votar e de ser votado”. 

Fotografia de um homem falando diante de um púlpito. Ele usa óculos e veste uma camisa azul e um...

Nesse sentido, revelou que serão adotadas três formas de ação: a primeira é o incentivo à qualificação e à participação de pessoas com deficiência como mesárias e como candidatas, com o apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, do qual faz parte o desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, o primeiro juiz cego do Brasil. 

A segunda é a criação, no TRE-PR, do Núcleo de Diversidade e Inclusão, com o objetivo de promover a cidadania e a igualdade de oportunidades a todas as identidades, sem distinção de gênero, raça, etnia, cor e religião. “O Núcleo terá como um de seus pilares o incentivo à participação das mulheres na política”, afirmou. 

A terceira forma de ação, de acordo com o desembargador Sigurd Bengtsson, é facilitar o acesso de todos à Justiça Eleitoral, em continuidade aos projetos desenvolvidos pelo ex-presidente do TRE-PR, desembargador Coimbra de Moura.

O presidente do TRE-PR também apresentou no evento os embaixadores de acessibilidade do TRE-PR, com o intuito de agraciar eleitoras e eleitores de notória atuação no campo de inclusão e de acessibilidade. Receberam o título a atriz e influenciadora Pietra Silvestri e o advogado Roberto Conceição de Almeida Leite.

O outro empossado do dia, o desembargador Luiz Osório Moraes Panza, agora vice-presidente e corregedor do TRE-PR, destacou, em seu discurso, a missão da Justiça Eleitoral de proteger, orientar e garantir aos eleitores eleições transparentes. Também enalteceu a capacitação e a qualidade dos servidores e magistrados do Tribunal. “Se a palavra ‘democracia’ existe, ela está fundada principalmente na Justiça Eleitoral lato sensu, não apenas na figura dos juízes, mas em todos aqueles que trabalham em prol dessa democracia, que deve ser mantida com todo custo”, disse.

Um homem vestindo toga e terno escuro fala em um púlpito. Ao fundo se observam um monitor e uma ...

Despedidas

A cerimônia de posse da nova cúpula diretiva do TRE-PR foi conduzida pelo então presidente, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, que, na ocasião, se despediu da Corte Eleitoral paranaense. Em pronunciamento, recordou as iniciativas de sua gestão, como a implementação da Linguagem Simples, o projeto Gralha Confere, os Encosegues (Encontros Regionais de Combate à Desinformação e Fomento à Inteligência e à Segurança do Processo Eleitoral e das Urnas Eletrônicas), o TikTok e o Programa Cidadania Plena. 

“Ao tomar posse como presidente do TRE-PR sabia que não me contentaria com as trilhas já abertas pelo caminho. Quem percorre essas trilhas conhecidas, colhe os frutos do conforto e da previsibilidade, mas deixam de descobrir tesouros que podem estar escondidos em outro caminho. Então, fizemos o trabalho mais difícil, mas nem por isso indesejado porque sabíamos aonde queríamos chegar”, declarou. 

O evento também marcou a despedida do desembargador Fernando Wolff Bodziak, que atuou como vice-presidente e corregedor ao longo do biênio 2022-2023. O magistrado destacou o crescimento pessoal e profissional que adquiriu nesses dois anos no TRE-PR e lembrou sua atuação à frente da Corregedoria. “A palavra ‘despedida’ costuma receber uma valoração negativa soando triste e dolorosa, contudo assevero não ser esse o caso, pois prevalece a sensação do dever cumprido, de entrega e de contribuição a esta Corte”, afirmou.  

Cerimônia

Durante a solenidade, o desembargador Marcel Guimarães Rotoli de Macedo foi empossado como membro substituto da Corte Eleitoral do Paraná. O magistrado ocupará a vaga até 14 de dezembro de 2025.Em pronunciamento, ele agradeceu a autoridades, amigos e familiares.

Na ocasião, a banda Fora da Pauta e a banda da Polícia Militar do Paraná (PMPR) executaram o Hino Nacional Brasileiro e o Hino do Paraná. Ao longo da cerimônia, foram apresentadas ainda as canções “Aleluia” eLá vai o trem”.

Presenças

A mesa de honra foi composta pelo presidente do TRE-PR - biênio 2022/2023, des. Wellington Emanuel Coimbra de Moura; o presidente do TRE-PR - biênio 2024/2025, des. Sigurd Roberto Bengtsson; o vice-presidente e corregedor do TRE-PR - biênio 2022/2023, des. Fernando Wolff Bodziak; o vice-presidente e corregedor do TRE-PR - biênio 2024-2025, des. Luiz Osório Moraes Panza; o vice-governador do estado do Paraná, Darci Piana; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano; o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, des. Luiz Fernando Tomasi Keppen; a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Morgana de Almeida Richa; o procurador regional eleitoral, doutor Marcelo Godoy; o procurador-geral de Justiça do Paraná, doutor Gilberto Giacoia; a diretora do Foro da Seção Judiciária do Paraná do TRF-4, a juíza federal doutora Luciana da Veiga Oliveira; o presidente da AMB, doutor Frederico Mendes Júnior; a presidente da OAB-PR, doutora Marilena Indira Winter; a juíza-membro da Corte do TRE-PR, desembargadora federal Claudia Cristina Cristofani, representando o presidente do TRF-4, desembargador Fernando Quadros da Silva; os juízes membros da Corte doutor Anderson Ricardo Fogaça, doutor Guilherme Frederico Hernandes Denz e doutor Julio Jacob Junior; os membros substitutos da Corte desembargador Marcel Guimarães Rotoli de Macedo e doutora Andrea Fabiane Groth Busato; além da diretora-geral do TRE-PR, a doutora Solange Maria Vieira.

A extensão da mesa de honra contou com a presença do Cel. Aviador Regilânio Isaías Aguiar; do presidente do TRT-PR, des. Célio Horst Waldraff; do presidente do TRE-RJ, des. Henrique Carlos Figueira; do presidente do TRE-MA, des. José Luiz Oliveira de Almeida; do presidente do TRE-MG, des. Octavio Augusto de Nigris Boccalini; dos membros substitutos da Corte do TRE-PR desembargador João Pedro Gebran Neto e doutor Plínio Augusto Penteado de Carvalho; do superintendente regional do PF, doutor Rivaldo Venâncio; do chefe da Casa Civil do Paraná, João Carlos Ortega; do Tenente-Coronel Hildevaldo de Paula Cunha Júnior, representando o Coronel Jefferson Silva; do doutor Marcel Ferreira, presidente da Associação dos Magistrados do Paraná; do presidente do IPRADE, Dr. Paulo Henrique Golambiuk; do diretor-presidente da Companhia de Saneamento do Paraná, Claudio Stabile; do secretário da Defesa Social e Trânsito de Curitiba, Péricles de Matos; do vice-presidente e corregedor do TRE-MG, des. Ramom Tácio de Oliveira; do vice-presidente e corregedor do TRE-CE, des. Francisco Gladyson Pontes; do secretário do TCE-PR, Dr. Carlos Eduardo Dias Pereira; do Dr. Luiz Rodrigo Grochocki, diretor-geral da Polícia Científica do Paraná; da procuradora eleitoral substituta, doutora Eloisa Helena Machado; do cônsul honorário da Rússia em Curitiba, Acef Antonio Said; do cônsul do Japão em Curitiba, Yasuhiru Mitsui; da cônsul da Itália em Curitiba, Eugênia Tiziana Berti; do cônsul de Bangladesh em Curitiba, Marcelo Grendel Guimarães; do cônsul de Portugal, André Bandeira; do des. do TJ-SP Carlos Vieira Von Adamek; do vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; dos familiares do des. Sigurd, a sua esposa Zeferina Bengtsson e suas filhas Letícia e Heloisa; dos familiares do des. Panza, a sua esposa Jéssica Panza, e seus filhos, Isadora e Rafael; e dos familiares do des. Rotoli de Macedo, a sua esposa Cristiane de Macedo, Maria Luiza e Victoria.

Também estiveram presentes os ex-presidentes do TJ-PR, desembargadores do TJ-PR José Laurindo de Souza Netto e Adalberto Jorge Xisto Pereira e os ex-membros substitutos da Corte, doutor José Rodrigo Sade e doutor Roberto Aurichio Junior.

Biografias

Sigurd Roberto Bengtsson

Natural de Curitiba, o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson ingressou na magistratura em 1989, em Wenceslau Braz, como juiz substituto. Como juiz titular, atuou em Nova Londrina, Toledo e Curitiba. Em 2014, tornou-se desembargador. Foi presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TJ-PR e professor de Prática Processual Civil da Escola da Magistratura do Paraná e de Introdução ao Direito e Direito Civil da Unipar, em Toledo.

Luiz Osório Moraes Panza

O desembargador Luiz Osório Moraes Panza nasceu no Rio de Janeiro. Formado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), foi nomeado juiz em 1989, com atuações em Campina da Lagoa, Santa Mariana, Medianeira e Curitiba. Desembargador desde 2010, o magistrado é mestre e doutor pela UFPR e também é professor universitário e de pós-graduação.

Marcel Guimarães Rotoli de Macedo

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), o curitibano ingressou na magistratura como juiz substituto da Comarca de Colombo. Como juiz de Direito, exerceu funções em Tibagi, Dois Vizinhos e Cascavel. Entre 2004 e 2006, atuou na 2ª Vara Cível da Comarca de Curitiba e, de 2006 a 2013, na 1ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba. Atualmente é desembargador da 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR).

Texto: Assistência de Jornalismo
Foto: Assistência de Audiovisual
Por: Assessoria de Imprensa
Publicado em: 02/02/2024 - 20:49

Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido