Presidente do TRE-PR visita UFPR para tratar de cooperação sobre inclusão, violência de gênero e combate às notícias falsas

Encontro marca o primeiro ato externo do desembargador Sigurd Roberto Bengtsson à frente da Justiça Eleitoral do Paraná

Fotografia de duas mulheres e cinco homens posando alinhados. Todos usam roupas formais. Ao fund...

Na manhã desta segunda-feira (5), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, reuniu-se com a diretoria da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Durante o encontro -  realizado no Prédio Histórico da instituição - foram iniciadas tratativas para o estabelecimento de um convênio voltado à promoção da cidadania.

Com a parceria, serão executadas ações de incentivo ao alistamento do eleitorado com deficiência ou mobilidade reduzida, bem como iniciativas de enfrentamento à violência de gênero na política e às fake news, considerando os novos desafios introduzidos pelo uso da inteligência artificial (IA) nas campanhas eleitorais.

Participaram da reunião o juiz-membro da Corte do TRE-PR, doutor Anderson Ricardo Fogaça; a ex-juíza-membro da Corte Eleitoral, doutora Flavia da Costa Viana; a diretora-geral do Tribunal, Solange Maria Vieira; o diretor da Faculdade de Direito da UFPR, professor Sérgio Staut Júnior; a vice-diretora da Faculdade de Direito, professora Melina Fachin; o chefe do Departamento de Direito Público, professor Rodrigo Kanayama; e o professor titular do Departamento de Direito Público, Fabrício Tomio.

Seminário

Durante a reunião, o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson solicitou à Universidade apoio para a promoção do “I Seminário sobre violência política de gênero: precisamos falar sobre isso”, a ser realizado no dia 26 de fevereiro, a partir das 8h30, no auditório do edifício-sede da Justiça Eleitoral do Paraná, em Curitiba. 

O encontro é promovido pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, do governo do Paraná, em parceria com o TRE-PR. O objetivo é criar um espaço de discussão, reflexão e conscientização sobre o tema, em busca de estratégias de prevenção e erradicação desse tipo de agressão no estado. 

Gestão 2024-2025

A reunião com a diretoria da Faculdade de Direito da UFPR marca o primeiro ato externo do desembargador Sigurd Roberto Bengtsson à frente do TRE-PR. Em seu pronunciamento de posse, realizado na última sexta-feira (2), o novo presidente anunciou formas de ação para garantir os direitos de todos os cidadãos, como o incentivo à participação de pessoas com deficiência como mesárias e candidatas, a criação do “Núcleo de Diversidade e Inclusão” e a nomeação de embaixadores de acessibilidade da Justiça Eleitoral do Paraná.

Outras medidas já tomadas pelo presidente em relação ao tema foram a nomeação da desembargadora Claudia Cristina Cristofani para o cargo de ouvidora da mulher, a designação da doutora Andrea Fabiane Groth Busato para a Presidência da “Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação” e a instituição da “Comissão de Enfrentamento à Desinformação”. 


Texto: Assistência de Jornalismo
Foto: UFPR
Tratamento de imagem: Assistência de Comunicação Visual
Por: Assessoria de Imprensa
Publicado em: 06/02/2024 - 15:48

Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

icone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Icone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido