89ª ZE realiza palestra para estudantes do Colégio Estadual Cívico Militar Dra. Zilda Arns, em Umuarama (PR)
Apresentação, que reuniu cerca de 200 estudantes, abordou o sistema democrático brasileiro e o papel do eleitorado jovem

Na última quinta-feira (24), o Colégio Estadual Cívico Militar Dra. Zilda Arns, em Umuarama (PR), recebeu uma palestra sobre o sistema democrático brasileiro e o papel do eleitorado jovem. O evento, conduzido pelo chefe do Cartório da 89ª Zona Eleitoral (ZE), Carlos Sérgio Furlan, reuniu cerca de 200 estudantes dos ensinos fundamental e médio.
Durante a apresentação, Furlan abordou de forma didática a história e os objetivos da Justiça Eleitoral no Brasil, traçando um panorama desde o período da República Velha, com a explicação sobre o coronelismo e a organização das eleições à época, até a criação da Justiça Eleitoral em 1932, fruto da Revolução de 1930.
O chefe de Cartório também discorreu sobre conceitos fundamentais, como o regime republicano e a cidadania. Ele apresentou ainda a evolução do direito ao voto no Brasil, que atualmente é garantido pela Constituição de 1988 para todas as brasileiras e todos os brasileiros com idade a partir dos 16 anos.
Durante a palestra foi destacada a importância da participação política dos jovens, especialmente como representantes de seus bairros. Furlan enfatizou o poder do voto como ferramenta de transformação social e apresentou as ações da Justiça Eleitoral que visam aumentar o engajamento da juventude na política.
Na sequência, ele detalhou todas as etapas do programa Parlamento Jovem, de iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), que incentiva as alunas e os alunos a se envolverem ativamente na vida democrática do país.
Texto: 89ª Zona Eleitoral de Umuarama
Revisão: Seção de Jornalismo (SEJOR)
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

