Desembargador Antonio Ferreira da Costa Neto toma posse como membro substituto da Corte do TRE-PR
Solenidade foi realizada nesta quarta-feira (27), na sala de sessões

Na tarde desta quarta-feira (27), foi realizada a solenidade de posse do desembargador Antonio Franco Ferreira da Costa Neto como membro substituto da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) para o biênio 2025/2027. O magistrado assume a vaga do desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza, que atuou na instituição entre julho de 2023 e julho de 2025. Transmitida ao vivo pelo YouTube, a cerimônia foi realizada na sala de sessões do edifício-sede, em Curitiba.
A decana da Corte do TRE-PR, desembargadora Claudia Cristina Cristofani realizou o discurso de boas-vindas ao novo membro: “Elaborar essa saudação de boas-vindas foi muito fácil. Ela foi costurada e cerzida a várias mãos, pelo carinho de amigos e colegas que emprestaram a sua palavra para desenhar uma personalidade amiga, polivalente, que pratica esportes e tem espírito inovador [...] Pelos depoimentos colhidos, cheguei a uma primeira conclusão: o desembargador Ferreira Neto é próspero de riquezas que muitos não sabem o valor, como vencer a si mesmo, construir uma família, deixar um legado, competir saudavelmente nos esportes, o que exige disciplina, e servir em muitas frentes”.
Em seu discurso de posse, o desembargador Antonio Franco Ferreira da Costa Neto lembrou que seu avô, o desembargador Antonio Franco Ferreira da Costa, foi o oitavo presidente do TRE-PR. “Impulsionado desde a minha infância pelas histórias e feitos do meu avô, sempre almejei fazer o máximo em prol da causa eleitoral”, ressaltou o desembargador. Segundo ele, a “causa eleitoral” extrapola o julgamento dos processos: “a defesa da democracia e a educação para a cidadania não são causas menos importantes”.
“Igualmente sempre prezei pela inclusão de todas e todos no processo democrático, sem distinção, para que todas as brasileiras e brasileiros tenham respeitados seus direitos”, ressaltou. O desembargador Antonio Ferreira da Costa Neto lembrou sua atuação como juiz-auxiliar da Presidência na Gestão 2016/2017 e como diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR): “Ajudamos a implementar os projetos carros-chefe da educação para a cidadania, o Parlamento Jovem e o Tribunal Eleitoral Jovem, idealizados na gestão Keppen, da qual tive a oportunidade e a honra de participar”.
“Agradeço a oportunidade que me foi concedida pelo Tribunal de Justiça do Paraná de retornar ao TRE, órgão do qual me despedi em 2019 sabendo que não era um adeus, mas um até breve. Também agradeço aos amigos, familiares, especialmente à minha esposa, a magistrada Maria Fernanda, e a meus amados filhos, Antonio e Fernando, que sempre estiveram ao meu lado e me deram força e coragem”, concluiu.
Trajetória
Nascido na capital paranaense, Antonio Franco Ferreira da Costa Neto cursou Direito na Faculdade de Direito de Curitiba. Em 1998, ingressou na magistratura como juiz substituto do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), atuando em Santo Antônio do Sudoeste e em Paranaguá. Como juiz de Direito, também trabalhou nas comarcas de Coronel Vivida, Paranaguá, Guarapuava, Campo Largo e Curitiba. Em julho de 2024, foi promovido a desembargador pelo critério de merecimento.
Na Justiça Eleitoral, no biênio 2017/2019, atuou como juiz de Direito Efetivo da Corte e diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), que, ao longo de sua gestão, atendeu mais de 60 mil estudantes em programas de educação para a cidadania.
Presenças
Participaram da solenidade o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson; a desembargadora federal Claudia Cristina Cristofani; os desembargadores eleitorais José Rodrigo Sade e Osvaldo Canela Junior; a desembargadora eleitoral Vanessa Jamus Marchi; as desembargadoras eleitorais substitutas Tatiane de Cássia Viese e Sandra Bauermann; a desembargado o procurador regional eleitoral, doutor Marcelo Godoy; a procuradora regional eleitoral substituta, doutora Eloisa Helena Machado; a diretora-geral do Tribunal, Solange Maria Vieira; e a secretária Judiciária, Danielle Cidade Morgado Maemura.
Também estiveram presentes os desembargadores do TJPR e ex-presidentes do TRE-PR, Jucimar Novochadlo, Luiz Fernando Tomasi Keppen, Adalberto Jorge Xisto Pereira e Luiz Taro Oyama; os desembargadores do TJPR Rogerio Etzel, Ramon de Medeiros Nogueira, Luiz Carlos Gabardo, Guido Dobelli, Carlos Mansur Arida, Luiz Mateus de Lima, Sérgio Arenhart, José Laurindo de Souza Netto, Domingos José Perfetto, Luis Sergio Swiech, Lauri Caetano da Silva, Arquelau Araujo Ribas, Gil Francisco de Paula Xavier Fernandes Guerra, Fernando Ferreira de Moraes, Alexandre Barbosa Fabiani, José Camacho Santos, Belchior Soares da Silva e Espedito Reis do Amaral; a desembargadora do TRT-PR Rosemarie Diedrichs Pimpão, representando o presidente do TRT-PR, Célio Horst Waldraff; as juízas do TJPR doutora Maria Tereza Thomaz e doutora Fernanda Karam de Chueiri Sanchez; os juízes do TJPR doutor Douglas Marcel Prestes, doutor Evandro Portugal, doutor Davi Pinto de Almeida e doutor César Ghizoni; os procuradores de Justiça doutor Mateus Bertoncini e Gilberto Giacoia; e os promotores de Justiça doutor Marcos Cristiano Andrade e doutor Ricardo Pires de Albuquerque Maranhão;
A cerimônia contou ainda com a participação dos ex-membros da Corte do TRE-PR, doutor Jean Leeck, doutor Thiago Paiva dos Santos, doutor Josafá Antonio Lemes, doutor Munir Abagge e doutor Julio Jacob Junior; do procurador-geral da UVB, doutor Anderson Alarcon; da defensora pública doutora Lidia Rodrigues; da procuradora-geral do estado em exercício, doutora Lucia Helena Cachoeira; da advogada Mariana Keppen; do advogado Auracyr Azevedo de Moura Cordeiro; do presidente do Iprade, doutor Paulo Golambiuk; do representante da Abradep, doutor Moisés Pessuti; do oficial judiciário Agostinho Macedo Franco da Costa Junior; do assessor militar no TJPR, coronel Rodrigo Giovani Becker; do doutor Maximo Asinelli; da doutora Alessandra Marques da Costa; de Francisco Horst Bignardi Reinhartd, representando Fábio Eduardo Boschi, superintendente Regional da 9ª Região Fiscal da Receita Federal; do secretário Judiciário do TJPR, doutor José Maria de Macedo Filho; além de familiares do empossado e sua esposa, a magistrada Maria Fernanda Nogara Ferreira da Costa.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

