Representantes do TRE-PR participam da 3ª edição do Enastic em Recife (PE)
Encontro promoveu experiências e práticas inovadoras com o objetivo de integrar tecnologia e cidadania para aprimorar o trabalho da Justiça Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) promoveu, de quarta (20) a sexta-feira (22), a 3ª edição do Encontro Nacional de Tecnologia (Enastic) da Justiça Eleitoral. Realizado em Recife (PE), o evento apresentou experiências, práticas e inovações com o objetivo de integrar tecnologia e cidadania, reforçando a importância da modernização do trabalho e dos serviços prestados à sociedade.
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) foi representado no encontro por sua diretora-geral, Solange Maria Vieira; pelo secretário de Tecnologia da Informação, Gilmar José Fernandes de Deus; pela assessora de Inovação e Acessibilidade, Claudia Afanio; pela coordenadora de Sistemas, Desiree Hernandez Mausbach; pelo coordenador de Serviços de TI, Marcos Fábio Portela; e pelo coordenador de Segurança, Inteligência Artificial e Governança de TI, Lucas Barke Bruzon.
Na quinta-feira (21), o secretário Gilmar José Fernandes de Deus ministrou, na companhia de representantes de outros TREs, o painel “Desafios tecnológicos da Justiça Eleitoral para 2026 e além”. Mais tarde, no mesmo dia, o coordenador Lucas Barke Bruzon participou da palestra “Segurança 360°: protegendo pessoas, processos e dados na era digital”, com servidores dos Tribunais Eleitorais do Ceará e de Pernambuco.
Programação
A abertura do evento, realizada na tarde de quarta-feira (20), contou com a presença dos anfitriões do encontro, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador Cândido Saraiva, e a desembargadora do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Daisy Pereira, que representou a Escola Judicial de Pernambuco (Esmape). Durante os três dias, os cerca de 260 inscritos puderam acompanhar 20 exposições.
A programação contou com apresentações de boas práticas e palestras, exposições e painéis temáticos sobre os desafios da inovação, da transformação digital e da segurança tecnológica, visando ao fortalecimento da Justiça Eleitoral. Foram abordados temas como conexão de dados para tomadas de decisões, inteligência artificial, combate à desinformação e aos discursos de ódio, proteção de dados pessoais e saúde mental na era digital.
Enastic
Promovido pela empresa J.Ex, o Enastic propõe a reflexão sobre as principais ferramentas tecnológicas capazes de acelerar a transformação digital na Justiça Eleitoral e na democracia brasileira. A primeira edição do evento foi sediada pelo TRE-PR em agosto de 2023, e a segunda, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) em junho de 2024.
Com informações do Tribunal Regional Eleitoral do Pernambuco (TRE-PE)
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

