14ª Zona Eleitoral de Ponta Grossa realiza projeto para conscientizar o voto jovem nas eleições
A ação, iniciada na semana do Voto Jovem, será finalizada no dia 16 de dezembro, com a participação do presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson

No mês de novembro, na semana do Voto Jovem promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), a 14ª Zona Eleitoral de Ponta Grossa deu início ao projeto “Escuta ativa com a Justiça Eleitoral”, que tem como objetivo conscientizar e incentivar o engajamento dos jovens no processo eleitoral. A ação, focada em adolescentes residentes de áreas rurais da cidade, contou com a participação de estudantes do Colégio Estadual do Campo Brasílio Antunes da Silva.
Primeira etapa
As estudantes e os estudantes foram reunidos para uma conversa com a equipe do Cartório da 14ª ZE e com a juíza eleitoral Franciele Narciza Martins de Paula Santos Lima, que falou sobre a importância da participação ativa dos jovens no processo democrático e na política da cidade, sobre o voto consciente, eleições limpas e a representatividade das mulheres e dos grupos minorizados. Também estavam presentes os membros do Ministério Público Eleitoral (MPE), que explicaram os crimes eleitorais e condutas vedadas nas campanhas políticas.
Antes do evento, os estudantes foram divididos em partidos políticos que possuíam seus próprios candidatos ao cargo de prefeito e de vice-prefeito. A atividade estimulou que as alunas e os alunos elaborassem propostas para a eleição e criassem cartazes para divulgar as campanhas eleitorais. No início do evento, o trabalho dos jovens foi exibido para os demais colegas, que participaram de uma votação simulada com a urna eletrônica para eleger os candidatos, além de receberem os “Voto Goods”, ilustrações para colorir que integram a campanha Voto Jovem do TRE-PR.
Na ocasião, também foi realizado um concurso de redação, com o tema: "Voto Jovem: seu voto, sua voz, o futuro começa agora”. O resultado será divulgado no dia 16 de dezembro, marcando o encerramento do projeto.

Na tarde desta segunda-feira (2), segunda etapa do projeto, os estudantes que ainda não possuíam o Título de Eleitor compareceram ao Fórum Eleitoral de Ponta Grossa para realizar o alistamento eleitoral. Na ocasião, foram registrados 36 novos cadastros. A ação também atende aos objetivos da campanha “Votar é a nossa cara”, promovida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A iniciativa visa incentivar que jovens entre 15 e 17 anos tirem o Título Eleitoral e participem ativamente do processo democrático nas Eleições de 2026.

Encerramento
O último dia do projeto “Escuta ativa com a Justiça Eleitoral” será realizado no dia 16 de dezembro (terça-feira) e contará com a presença do presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson e demais autoridades da Justiça Eleitoral do Paraná. No encerramento da ação, será divulgado o resultado da eleição realizada entre os estudantes e premiada a melhor redação.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

