Representantes da Justiça Eleitoral em União da Vitória falam sobre atuação em 2025
As eleitoras e os eleitores que procuram a Central de Atendimento para emissão, revisão e transferência do Título Eleitoral têm sido atendidos rapidamente

A segunda publicação da série “Com eleição ou sem eleição, a Justiça Eleitoral está sempre em ação”, que aborda as principais atividades exercidas em 2025 até a realização do pleito de 2026, traz a conversa realizada com os representantes da Justiça Eleitoral no município de União da Vitória, que conta com duas Zonas Eleitorais (ZEs), a 33ª, responsável pelos municípios de União da Vitória e de Paula Freitas, e a 153ª, que abrange os municípios de Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro e Porto Vitória.
Em relação às Eleições 2024, eles destacaram que o processo transcorreu dentro do previsto, com bastante tranquilidade apesar do número de processos julgados, especialmente em relação à União da Vitória. O juiz da 33ª ZE, doutor Rodrigo Luiz Xavier Costa de Assis Silva, ressaltou a adesão dos partidos políticos ao Pacto Eleições 2024 no Caminho da Paz, projeto idealizado pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, que teve como objetivo garantir a realização de eleições seguras, sem desinformação ou violência de qualquer natureza, e incentivar a cultura da paz.
A servidora da 33ª ZE, Salete Marques de Jesus Furlan, esclareceu que os Cartórios Eleitorais estão realizando o julgamento dos processos de prestação de contas das candidatas e dos candidatos que não foram eleitos e que as Centrais de Atendimento ao Eleitor estão atendendo normalmente. Ela lembrou que quem solicita pela internet a emissão da primeira via do Título deve comparecer posteriormente ao Fórum Eleitoral para coleta da biometria.
Salete ressaltou ainda que, desde a volta do recesso judiciário, as eleitoras e os eleitores que procuram a Central de Atendimento para emissão, revisão e transferência do Título Eleitoral têm sido atendidos rapidamente. Por ser ano sem eleição, a demanda é menor e consequentemente o atendimento é realizado de forma mais ágil, em poucos minutos, tornando-se um bom momento para o eleitorado buscar os serviços eleitorais.
O chefe do Cartório da 153ª ZE, Vilmar Jarentchuck, e a servidora Siomara Cador Eddine explicaram que comparecerem aos Fóruns Eleitorais devem portar documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência, CPF (para complemento de cadastro) e, no caso dos homens que completarem 19 anos em 2025, certificado de reservista.
Dúvidas
Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo Disque-Eleitor 0800 640 8400 (ligação gratuita) ou WhatsApp (41) 3330-8500. Os endereços das ZEs de todo o Paraná estão disponíveis no site do TRE-PR, em “Serviços Eleitorais” (menu superior) e “Zonas Eleitorais”.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube