No Dia Mundial da Conservação da Natureza, conheça algumas ações do TRE-PR voltadas à preservação ambiental
A data criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) completa 27 anos

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) desenvolve diversas ações voltadas à preservação da natureza. Entre elas, está a criação da usina fotovoltaica em Paranavaí em 2019. A produção da usina compensa o consumo de energia elétrica da Justiça Eleitoral do Paraná, produzindo o equivalente a 100% da energia utilizada e economizando, desde a sua inauguração, mais de 7 milhões de reais em energia elétrica.
Em 2024, a usina fotovoltaica produziu 2.611.298 kWh, o que atenderia as necessidades elétricas de um município com cerca de 1.105 habitantes ao longo de um ano. Já nos seis primeiros meses de 2025, foram 1.568.379 kWh, o que atenderia as necessidades elétricas anuais estimadas de 1.328 habitantes.
Apenas os municípios de Campo Largo, Guarapuava, Coronel Vivida, Rio Negro, Ribeirão Claro e Jacarezinho não estão na mesma rede de energia elétrica da Copel e, por isso, seu cosumo não pode ser compensado pela usina de Paranavaí. Por isso, o TRE-PR investirá em geração local de energia para garantir o atendimento a todos os prédios da Justiça Eleitoral com o uso de energia limpa e renovável.
Carro elétrico
Outra iniciativa do TRE-PR com impacto ambiental é a utilização de um veículo elétrico, cedido pela Itaipu, que é utilizado no transporte de servidoras, servidores e demais colaboradores quando estão a serviço do Tribunal, inclusive para a realização das manutenções de infraestrutura dos Cartórios Eleitorais localizados na Região Metropolitana de Curitiba.A iniciativa poderá resultar na economia de cerca de 1.250 Litros de gasolina por ano, evitando a emissão de cerca de 2,9 toneladas de CO2 anualmente.
Outras práticas sustentáveis do TRE-PR
Cisternas
A Justiça Eleitoral do Paraná instalou cisternas para auxiliar na economia de água. O projeto reaproveita a água da chuva, que é usada, entre outras atividades, para regar plantas e lavar calçadas.
Estação Sustentabilidade
Com o objetivo de minimizar o impacto dos resíduosproduzidos pelo Tribunal no meio ambiente, o projeto realiza coletas periódicas e a destinação adequada de resíduos para evitar o descarte inadequado na natureza.
Recolhimento de Tampinhas
O Tribunal realiza o recolhimento de tampinhas plásticas para reduzir o descarte incorreto. O material arrecadado pela iniciativa é destinado ao apoio de causas sociais, como projetos de caridade.
Dia Mundial da Conservação da Natureza
Nesta segunda-feira (28), comemora-se o Dia Mundial da Conservação da Natureza. Criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) em 1998, a iniciativa é uma forma de trazer mais conscientização por parte da sociedade sobre a importância urgente de preservar os recursos naturais.
A conservação da natureza envolve a proteção e o manejo sustentável de ecossistemas, incluindo a fauna, a flora, os recursos minerais, as paisagens e a biodiversidade. O objetivo é garantir que esses recursos estejam disponíveis para as gerações futuras, evitando a extinção de espécies, o desequilíbrio ecológico e a degradação ambiental.
A data serve como um lembrete importante de que a conservação da natureza é uma responsabilidade compartilhada por todas e todos, não apenas por governos e organizações. Ações diárias, como o consumo consciente, a redução do desperdício e a participação em iniciativas de conservação, podem gerar um impacto significativo.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

