Ouvidoria da Mulher do TRE-PR lança campanha para o combate da violência doméstica
Ação conta com o envio de cards informativos para conscientizar colaboradoras e colaboradores do Tribunal

Nesta segunda-feira (14), a Ouvidoria da Mulher do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) lançou a campanha “Violência Doméstica: conhecer para prevenir”, com objetivo de conscientizar colaboradoras e colaboradores e combater a violência doméstica contra as mulheres. A ação vai ocorrer durante seis dias, com o envio de cards informativos por e-mail até o dia 21 de julho.
A campanha foi lançada após a realização do evento “Silêncios que machucam: violência doméstica e caminhos de superação", promovido na última quarta-feira (9) pelo TRE-PR, por intermédio de sua Ouvidoria da Mulher. O encontro, transmitido ao vivo pelo YouTube, foi realizado no auditório do edifício-sede, em Curitiba, com a participação de servidoras, servidores, contratadas, contratados, estagiárias e estagiários.
A 3º sargento da Polícia Militar do Paraná Marina Luiza Monteiro, auxiliar da Coordenadoria Estadual da Patrulha Maria da Penha, e a cofundadora da organização social “Beleza Escondida” Alessandra Vidmontas, palestrantes no evento, apresentaram seus trabalhos e abordaram questões importantes relacionadas à violência doméstica, entre elas o apoio às vítimas e os caminhos possíveis para ajudá-las. Ambas as palestrantes enfatizaram a importância de agir e não se calar diante de uma situação de violência.
Canais de denúncia e acolhimento
- Ouvidoria da Mulher do TRE-PR: enviar denúncias pelo e-mail ouvidoriadamulher@tre-pr.jus.br
- Polícia Militar do Paraná: pelo número 190 ou pelo Disque-Denúncia 180.
O 190 é o número da Polícia Militar e deve ser usado caso a vítima ou alguém que testemunhe a violência corra risco imediato, como quando há uma agressão acontecendo. O 190 aciona a Polícia imediatamente para atendimento no local.
Para denúncias e informações sobre violência doméstica, deve-se recorrer ao número 180, que liga a pessoa à Central de Atendimento à Mulher. O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana, de forma gratuita. O 180 oferece apoio, acolhimento e orientações, mas não aciona a Polícia imediatamente. Em casos de emergência, o 190 é o número correto.
- Beleza Escondida: pelo telefone (41) 98715-2452 ou pelo site www.belezaescondida.com
A organização não governamental Beleza Escondida atua há mais de 20 anos na proteção de mulheres em situação de violência e de seus filhos, por meio de casas protetivas, da inserção no mundo do trabalho e do apoio social e psicológico. A instituição também realiza palestras e cursos para empresas sobre a superação da violência, além de consultorias para prefeituras e no auxílio para a criação de políticas públicas voltadas à expansão de casas protetivas no país.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

