TRE-PR produz série de vídeos em linguagem simples para explicar termos jurídicos relacionados à Justiça Eleitoral
Conteúdos do projeto “Fala Direito!” são publicados nas redes sociais do Tribunal

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), por intermédio de sua Secretaria de Comunicação Social (Secom), produziu uma série de vídeos para explicar termos técnicos relacionados às atividades judiciais da Justiça Eleitoral. Com publicações periódicas, o “Fala Direito!” visa aproximar o Tribunal da sociedade, em especial dos jovens.
Os vídeos possuem um formato breve e explicativo, gravados com a linguagem própria das redes sociais, além de linguagem acessível à pessoa com deficiência, ao utilizar recursos de áudio e legendas com fontes legíveis e com contraste (fonte clara sob fundo escuro).
Os termos são explicados de forma objetiva por especialistas, servidoras e servidores do Tribunal, que atuam em áreas jurídicas e, portanto, dominam o assunto e os termos explicados.
Nos vídeos já publicados no Instagram e no Facebook do TRE-PR, a oficial de gabinete Jamile Ton Kuntz abordou o tema inelegibilidade, a coordenadora de Assuntos Judiciários e Correicionais, Vanessa Piovezan Scholz Bravo, explicou sobre as correições e a chefe de gabinete da Corregedoria Regional Eleitoral, Cristiane Paula da Silva Galperin, tratou da circunscrição eleitoral.
Produzido com apoio da Seção de Mídias Sociais (SMS), o projeto está alinhado com a política de linguagem simples para redação de atos administrativos e judiciais, implementado pela Portaria n° 448/2022. Anteriormente, por meio desta política, o Tribunal já publicou um Glossário Digital de Termos Jurídicos, disponível no site de boas práticas do TRE-PR, mas agora, a proposta foi traduzir para um formato audiovisual os principais termos, ampliando o alcance do conteúdo produzido anteriormente.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

