Evento em homenagem ao doutor Ivan Gradowski reúne autoridades e servidores no TRE-PR
Encontro, realizado nesta quinta-feira (15), contou a presença do desembargador Sigurd Roberto Bengtsson

Nesta quinta-feira (15), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) promoveu o evento “Vozes do Paraná - Celebrando o Passado e Construindo o Futuro", em tributo ao doutor Ivan Gradowski, que atuou na instituição entre os anos de 1953 e 2012. Realizado na Biblioteca do TRE-PR, em Curitiba, o encontro reuniu autoridades, servidoras, servidores e familiares do homenageado.
O evento foi promovido em parceria com a coleção Vozes do Paraná, que traçou um perfil biográfico do doutor Ivan Gradowski em sua 14ª edição. Lançada em 2008 pelo jornalista Aroldo Murá G. Haygert, a coleção já publicou o perfil de quase 300 personalidades nascidas ou radicadas no Paraná.
Na abertura do encontro, o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, destacou a importância da atuação do doutor Ivan Gradowski para que o Tribunal seja reconhecido atualmente como uma instituição exemplar. “Sem querer ter a mania de grandeza, mas nós vamos nos eventos nacionais e vemos que o TRE-PR, com todo respeito aos outros regionais eleitorais, é um modelo, pois está muito avançado [...] É uma grande alegria poder fazer essa homenagem”, completou.
O autor da 14ª edição da coleção Vozes do Paraná, André Nunes, ressaltou que o doutor Ivan Gradowski foi uma das personalidades de destaque da obra, tanto pelas suas histórias familiares quanto pela sua trajetória no Tribunal. “Uma jornada de 34 anos como diretor-geral do TRE-PR, mas ele atuava desde a década de 1950, acompanhando toda a evolução da Justiça Eleitoral e participando de missões eleitorais”, recordou.
Na sequência, o ex-presidente do TRE-PR e desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) Jucimar Novochadlo lembrou do início de sua atuação na Justiça Eleitoral do Paraná no final da década de 1970, aos 19 anos, quando conviveu com o doutor Ivan Gradowski. “Ele é uma pessoa que passou pela vida de todo mundo aqui e continua presente, com essa dignidade e honradez”, enfatizou.
O doutor Ivan Gradowski agradeceu as homenagens e enalteceu a coletânea de perfis bibliográficos que “traz tantos vultos do Paraná”. “Esse evento é uma oportunidade rara e belíssima de encontrar com amigos. E digo amigos porque todos com quem convivi neste Tribunal são meus amigos. Eu tive sempre um trato extremamente cordial e descontraído. Vivi os melhores anos da minha vida nesta casa”, declarou.
Presenças
Além do desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, do doutor Ivan Gradowski, do desembargador Jucimar Novochadlo e do escritor André Nunes, estiveram presentes os ex-presidentes do TRE-PR, desembargadores Gilberto Ferreira, Jesus Sarrão e Moacir Guimarães; o primeiro vice-presidente do TJPR, desembargador Hayton Lee Swain Filho; o ex-juiz membro da Corte Eleitoral paranaense, doutor Munir Abagge; o doutor Luiz Paulo Muller Franqui, representando o presidente do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade), doutor Paulo Henrique Golambiuk; e o auditor fiscal da Receita Federal Francisco Horst Bignardi Reinhardt.
Trajetória do homenageado
Bacharel em Direito, o doutor Ivan Gradowski tomou posse no TRE-PR em 11 de maio de 1953. Entre 7 de dezembro de 1978 e 31 de janeiro de 2012, exerceu o cargo de diretor-geral da instituição. Em 2015, ele recebeu a Medalha do Mérito Eleitoral das Araucárias, entregue pelo então presidente do Tribunal, desembargador Jucimar Novochadlo, com o objetivo de homenagear as pessoas ou instituições que se destacaram por sua contribuição à Justiça Eleitoral.
A serviço da Organização das Nações Unidas (ONU), trabalhou como oficial internacional de Posto de Votação nas eleições de 1993 em Camboja e como coordenador eleitoral da província de Zambézia, em Moçambique, no ano de 1994. Foi ainda observador eleitoral nos Estados Unidos, em 2000, a convite da Fundação Internacional para Sistemas Eleitorais (IFES). Também teve atuações internacionais em pleitos realizados no Paraguai, no Equador e na Nicarágua.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube