Menos plástico, mais vida
Em novembro, o TRE-PR promoverá campanha de conscientização sobre copos plásticos

Por conta do seu compromisso com a sustentabilidade, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) adotou a política de não fornecer copos plásticos nem ao público interno nem ao público externo. Para sensibilizar colaboradoras, colaboradores, eleitoras e eleitores sobre a importância dessa mudança de cultura, a Justiça Eleitoral do Paraná promoverá, de 3 a 17 de novembro, campanha de conscientização para que os copos descartáveis sejam substituídos por copos ou garrafas reutilizáveis.
Apesar de recicláveis, na prática, os copos plásticos acabam não sendo reciclados. Eles consomem dez vezes mais água para a sua fabricação do que a água necessária para lavar um copo reutilizável. De acordo com o site do Governo Federal, estima-se que são consumidos, somente no Brasil, mais de 700 milhões de copos por dia.
Você sabia?
Mais de 350 milhões de toneladas de plástico são produzidas anualmente, e apenas 9% desse total é resultado de reciclagem. O material demora, em média, de 400 a 600 anos para se decompor, período em que solta, no meio ambiente, micro e nanoplásticos.
Annie Leonard, diretora executiva do Greenpeace, é categórica: “Não existe 'fora'. Quando jogamos algo fora, ele precisa ir para algum lugar”. E esse “algum lugar” pode ser um aterro sanitário, as águas dos rios e dos oceanos ou o próprio corpo das pessoas.
Um estudo publicado na revista científica Nature Medicine descobriu que microplásticos e nanoplásticos acumulam-se em níveis mais altos no cérebro humano do que em outras partes do corpo. O estudo também encontrou concentrações significativamente mais altas de microplásticos e nanoplásticos em amostras de 2024 em comparação com amostras de 2016, e níveis mais altos em cérebros de pessoas diagnosticadas com demência.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

