TRE-PR promove evento "Vozes femininas na política: desafios e perspectivas" nesta quarta-feira (22)
Entre os objetivos do evento estão debater e propor soluções para os desafios enfrentados pelas mulheres na política

Nesta quarta-feira (22), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), por intermédio do seu Núcleo de Diversidade e Inclusão (NDI), promove o evento "Vozes femininas na política: desafios e perspectivas". A ação, que conta com o apoio da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) e é válida para AQ, será realizada a partir das 14h, na sala de sessões do TRE-PR.
O objetivo do encontro é debater e propor soluções para os desafios enfrentados pelas mulheres na política, promover a conscientização sobre a violência política de gênero e a importância das Procuradorias da Mulher, além de divulgar o Protocolo contra a Fraude à Cota de Gênero do TRE-PR e os resultados alcançados em 2024. O evento é voltado a mulheres com interesse em atuar na área política, àquelas que já possuem cargos eletivos, a integrantes da Justiça Eleitoral, acadêmicas e acadêmicos e à sociedade em geral.
Programação
Após a abertura, que contará com a participação do presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, da ouvidora-geral do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do NDI TRE-PR, a magistrada Flávia da Costa Viana, será realizado o painel “Desafios das candidaturas”, apresentado pela prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, pela deputada estadual Cloara Pinheiro e pela vereadora de Curitiba Camila Gonda (PSB). A mediação da conversa será realizada pela desembargadora eleitoral Vanessa Jamus Marchi.
Na sequência, a desembargadora eleitoral substituta Adriana de Lourdes Simette mediará o painel “Violência Política de Gênero”, com a promotora de Justiça do Ministério Público do Paraná (MPPR) doutora Letícia Giovanini e a secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte.
O terceiro painel, “A importância das Procuradorias das Mulheres”, contará com a participação da coordenadora da Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Alessandra Manfredini, da vereadora de Curitiba Carlise Kwiatkowiski e da representante do Observatório de Política de Gênero e do Instituto Política por.de.para Mulheres, doutora Tailaine Cristina Costa. A desembargadora eleitoral substituta Tatiane de Cássia Viese ficará responsável pela mediação.
Finalizando a programação, com a mediação da magistrada Flávia Costa Viana, o “Protocolo contra a Fraude à Cota de Gênero” será discutido pela Procuradora da República, doutora Eloísa Helena Machado, pelo magistrado do TJPR e ex-membro da Corte do TRE-PR doutor Guilherme Frederico Hernandes Denz e pelo promotor eleitoral do MPPR doutor Teilor Santana da Silva.
Vozes femininas na política: desafios e perspectivas
Data: 22 de outubro
Horário: das 14h às 17h30
Local: sala de sessões do TRE-PR - rua João Parolin, nº 224
Transmissão pelo Youtube do TRE-PR
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

