Nova Aurora recebe a 2ª edição da Semana da Cidadania
As atividades foram realizadas nesta quinta (25) e sexta-feira (26)

Nesta quinta (25) e sexta-feira (26), a cidade de Nova Aurora recebeu a 2ª edição da Semana da Cidadania da Justiça Eleitoral (JE) do Paraná. A ação, que busca aproximar a JE da sociedade, promoveu uma série de atividades culturais e educativas no município.
Com a presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, e do desembargador eleitoral José Rodrigo Sade, coordenador do Laboratório de Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Liods-PR), a ação contou com a participação de estudantes, lideranças comunitárias, entidades representativas das pessoas com deficiência, fundações e organizações da sociedade civil.

A secretária de Assistência Social do município, Helen Linzmeier, destacou a importância de uma das atividades desta sexta-feira, a oficina “Sentindo na pele”: “Pudemos sentir na prática o que a pessoa com deficiência física, visual ou auditiva passa no dia a dia [...] É um desafio muito grande quando sentamos em um cadeira de roda, quando estamos em um ambiente sem acessibilidade”. “Nesses momentos entendemos as dificuldades que as pessoas com deficiência enfrentam”, explicou.
A estudante do Colégio Estadual Machado de Assis Luíza Yunokawa tirou o Título de Eleitor e participou da simulação de julgamento promovida pelo projeto Tribunal Eleitoral Jovem. “Eu gosto muito de falar, de argumentar, então foi uma experiência muito legal. Eu também estou contente pelo TRE ter realizado este evento aqui em Nova Aurora porque facilitou muito a vida dos jovens e dos adultos que precisavam tirar o Título”, concluiu.
Programação
A programação do evento teve início na noite de quinta-feira, com apresentações de música, dança e teatro e passeio ciclístico, e seguiu ao longo desta sexta-feira com o Tribunal Eleitoral Jovem, o Jogo das Eleições, aulas de xadrez e apresentações de teatro. O público também participou da oficina “Sentindo na Pele” e teve acesso aos serviços eleitorais, como emissão, revisão e transferência do Título de Eleitor.
O encontro foi promovido pelo TRE-PR, em parceria com a Prefeitura de Nova Aurora, o Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR), a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Paraná (OAB-PR), a Itaipu Binacional e as Secretarias Municipais de Educação e do Esporte de Andirá.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

