TRE-PR apresenta programa Cidadania Plena na 25ª edição do Disseminando Boas Práticas
O presidente Sigurd Roberto Bengtsson participou do evento, realizado nesta quarta-feira (24)

Nesta quarta-feira (24), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, apresentou o programa Cidadania Plena - todo voto importa durante a 25ª edição do seminário Disseminando Boas Práticas. Ele participou do evento na companhia da diretora-geral do TRE-PR, Solange Maria Vieira, e do secretário de Planejamento e Logística de Eleições e de Inovação, Valcir Mombach.
O presidente do TRE-PR destacou a importância do Título Eleitoral para as cidadãs e os cidadãos terem acesso aos seus direitos. “Para uma série de atos da vida civil é necessária a quitação eleitoral”, destacou. Entre as ações realizadas pelo programa Cidadania Plena - todo voto importa, o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson lembrou visitas a populações ribeirinhas, pessoas indígenas e quilombolas, além de instituições voltadas ao atendimento a pessoas com deficiência, a pessoas idosas e a pessoas privadas de liberdade e eleitoras e eleitores que moram em regiões distantes de sedes de Cartórios Eleitorais. “O Título de Eleitor dá dignidade às pessoas em situação de vulnerabilidade [...] as pessoas se sentem resgatadas, tornam-se cidadãs”, afirmou.
O evento, cuja abertura foi realizada pela conselheira Mônica Nobre, contou ainda com exposições sobre os temas “Fluxo de atendimento a pessoas em situação de rua no Cejusc”, pelo Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região; “Guichê virtual de empresas parceiras”, pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJ-RR); e “Veja o que acontecerá na audiência”, pelo TJPR.
Assista à 25ª edição do Disseminando Boas Práticas.
Cidadania Plena
O Cidadania Plena - Todo Voto Importa é um programa do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) que busca facilitar o acesso das cidadãs e dos cidadãos aos serviços da Justiça Eleitoral, realizando a instalação de Seções Eleitorais em locais de difícil acesso e mutirões de atendimento em comunidades e municípios distantes das sedes de Fóruns Eleitorais. Seu objetivo é garantir o direito ao voto para todas as cidadãs e para todos os cidadãos paranaenses.
No período compreendido entre fevereiro de 2024 e 19 de setembro de 2025, o programa realizou 288 eventos, atendendo 29.144 eleitoras e eleitores paranaenses.
Assista ao vídeo sobre o programa, apresentado nesta quarta-feira.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

