TRE-PR lança 3º Atlas Eleitoral durante 5ª edição do Paraná Faz Ciência
O evento aconteceu nesta terça-feira (30), na Unicentro em Guarapuava

Nesta terça-feira (30), na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) realizou o lançamento da 3ª edição do Atlas Eleitoral do Paraná durante a 5ª edição do Paraná Faz Ciência, evento que reúne em Guarapuava diversas universidades e instituições de incentivo à pesquisa científica do estado.
De acordo com o servidor da Seção de Gestão Documental, Memória Institucional e Biblioteca (SEGDMB) do TRE-PR Daniel Galuch Junior, que participou do processo de elaboração da obra, as mudanças que ocorreram no estado a partir de 1975, como as migrações, impactaram as eleições. “Esse atlas carrega em suas páginas a tradução do voto dessas novas populações. O terceiro volume é um olhar, é uma explicação, desse processo evolutivo. A geografia, que possui a capacidade de traduzir a memória do voto, explica as mudanças que vivenciamos e que, de certa forma, persistem em nosso presente”, declarou.
Ainda segundo Daniel, a escolha do Paraná Faz Ciência para o lançamento da publicação decorreu do público do evento: “O evento nos aproxima da nova geração de eleitores, que, daqui a alguns anos, serão protagonistas desta história”.
Além do servidor Daniel, representaram o TRE-PR na ocasião a sua diretora-geral, Solange Maria Vieira; a secretária de Comunicação e Multimídia, Melissa Diniz Medroni; a chefe da Seção de Produção Científica, Ações Acadêmicas e Socioculturais (SPCAAS), Mary Ogawa; e o chefe da Seção de Gestão Documental, Memória Institucional e Biblioteca (SGDMB), Carlos Alberto Ferian.

Eleição e democracia
O Cartório da 43ª Zona Eleitoral (ZE) de Guarapuava, representado por sua chefe, Maria Cristina Vitorino Alves, e pelos servidores requisitados Edson Daniel Roth de Góis e Jacson Fior de Paula, e o Departamento de Geografia da Unicentro promovem no evento a eleição da melhor proposta de sustentabilidade dentro do projeto “Nós Propomos! Unicentro: juventude educando-se na/com a cidade”. As urnas eletrônicas foram preparadas para a votação, que será realizada durante toda a semana.
“No nosso projeto, os estudantes da rede de educação da cidade de Guarapuava buscam soluções para resolver problemas que atingem a comunidade local”, explica a professora da Unicentro Tatiellen Prudentes.
Outra ação desenvolvida no evento é um projeto do CMEI Retiro Feliz, de Guarapuava, voltado a discutir o conceito de democracia com as jovens e os jovens estudantes. De acordo com a professora Luana dos Santos Nunes, a ideia surgiu após um passeio realizado dentro do Fórum Eleitoral, onde as crianças tiveram a oportunidade de votar utilizando a urna eletrônica pela primeira vez. “A democracia não é algo restrito aos adultos, ela está presente em todos os espaços, e por isso é muito importante ensinar a eles”, afirmou ela.
3º Atlas Eleitoral do Paraná
A 3ª edição do Atlas Eleitoral do Paraná abrange as eleições para governador no estado entre os anos de 1986 e 2022. A obra foi produzida pelo TRE-PR, em parceria com a Unicentro, o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Fundação Araucária e o Grupo de Pesquisa Redes de Poder, Migrações e Dinâmicas Territoriais (GEPES – Unicentro).
No dia 26 de agosto, durante a 2ª Bienal da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (BIENEJE), o reitor da Unicentro, Fábio Hernandes, enfatizou a importância de o TRE-PR atualizar as informações eleitorais. “Este é o terceiro volume do atlas, em que se compilaram, com muito cuidado e com muita maestria, todos os dados das eleições [...] Essa obra vai até o ano de 2022, ano da última eleição [geral] realizada no estado”, esclareceu. Na sequência, o diretor-presidente do Ipardes, Jorge Augusto Callado Afonso, elogiou o trabalho realizado pela equipe que trabalhou no projeto. “É um privilégio participar de um processo tão importante, que está registrando a história da democracia no Paraná”, afirmou.
Acesse o volume 1 e 2 do “Atlas Eleitoral do Paraná”
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

