Cartório da 146ª ZE de Londrina aborda a importância do voto jovem em palestra a estudantes
Os jovens aproveitaram a visita para tirar o Título Eleitoral

O Cartório da 146ª Zona Eleitoral (ZE) de Londrina promoveu, no dia 28 de janeiro, palestra sobre a importância do voto e o papel da Justiça Eleitoral no processo democrático brasileiro.
A aula, ministrada pelas servidoras Jacqueline Piton Volpi e Luciana Maria Fetter e pelo servidor requisitado Marcelo Vertuan Manganaro, teve como público os estudantes da Escola Profissional e Social do Menor (Epesmel). Na ocasião, os estudantes conheceram o Fórum Eleitoral e se dirigiram à Central de Atendimento ao Eleitor, para registro de seus Títulos Eleitorais.
A ação, que busca incentivar o alistamento eleitoral dos alunos e levar atendimento ao eleitorado de distritos rurais, dá continuidade ao projeto Voto Jovem, realizado pela Justiça Eleitoral do Paraná no mês de novembro de 2025.
Semana do Voto Jovem
Entre os dias 10 e 14 de novembro, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) realizou cerca de 2,8 mil atendimentos de adolescentes em 21 municípios do estado. Por meio da iniciativa, foram promovidos mutirões de alistamento e conduzidas palestras e atividades voltadas à importância da participação dos jovens nas eleições.
Durante a campanha, os alunos receberam materiais como os “Voto Goods”, ilustrações para colorir inspiradas na coleção de livros que faz sucesso entre crianças, jovens e adultos. Desenvolvidos pela Seção de Comunicação Visual (SCV) do TRE-PR, contam com ilustrações da Urninha e da Gralha Confere, símbolos da Justiça Eleitoral do Paraná, além de outros elementos que remetem ao nosso estado, como o pinhão e a araucária.
Eleitorado Jovem
Adolescentes com 15 anos ou mais podem realizar o alistamento eleitoral, conforme Resolução TSE n° 23.659/2021, até o dia 6 de maio, data do fechamento do cadastro. Não é necessária a presença dos pais ou do responsável durante o atendimento. Entretanto, para votar, a pessoa deverá ter completado 16 anos até a data do primeiro turno, a ser realizado no dia 4 de outubro.
Para os jovens com 18 anos ou mais, o Título de Eleitor é um documento obrigatório para matrícula em universidades. No caso daqueles que já realizaram o alistamento eleitoral, é importante conferir se sua inscrição está em situação regular. É possível fazer essa consulta de forma on-line, por meio do autoatendimento.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

