Reinauguração do Auditório do TRE-PR acontece nesta quinta-feira (29)
Durante o evento, a embaixadora de acessibilidade do Tribunal, Pietra Silvestri, e o Arquivo Público do estado recebem a Medalha do Mérito Eleitoral das Araucárias

Nesta quinta-feira (29), às 17h, acontece a reinauguração do Auditório do edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Durante a cerimônia, a embaixadora de acessibilidade do Tribunal, Pietra Silvestri, e o Arquivo Público do Paranárecebem a Medalha do Mérito Eleitoral das Araucárias. Ao final, também será realizada a inauguração do novo centro ecumênico do TRE-PR.
Reforma do auditório
No final de 2025, foi iniciada uma reforma no auditório para eliminar infiltrações no espaço e melhorar a sua acessibilidade, com as instalações de banheiro acessível, de rampas para o palco e de piso podotátil. Também houve a troca do carpete, a instalação de iluminação em led para demarcar circulação nos corredores e a reserva de assentos (cinco espaços para cadeira de rodas; três assentos para obesos; três assentos para gestantes; três assentos para pessoas com deficiência; e um assento para pessoa cega acompanhada de cão guia).
Entrega da Medalha do Mérito Eleitoral
Durante o evento, o TRE-PR irá concederá à influenciadora Pietra Silvestri e ao Arquivo Público do Paraná a Medalha do Mérito Eleitoral das Araucárias, maior homenagem concedida pela Justiça Eleitoral do Paraná, destinada a pessoas e entidades que tenham se destacado pelos relevantes serviços prestados à instituição.
Embaixadora de acessibilidade
Nomeada embaixadora de acessibilidade da Justiça Eleitoral do Paraná pela Portaria TRE-PR nº 43, de 1º de fevereiro de 2024, Pietra Silvestri possui mais de 120 mil seguidores no Instagram, plataforma na qual publica vídeos em que desfaz mitos a respeito da síndrome de Down. Em 2022, ela se tornou a primeira mesária com Down no Paraná. Em 2024, atuou na campanha do TRE-PR de incentivo à participação de pessoas com deficiência como mesárias.
Arquivo Público
Desde 1983, o Departamento Estadual de Arquivo Público (DEAP) reúne documentação higienizada e acondicionada em caixas arquivo sobre a memória do TRE-PR. O acervo conta com livros de registros de assentamentos funcionais e informações contábeis de juízes, escrivães e demais funcionários do Tribunal, arquivos da primeira fase da Justiça Eleitoral (1932-1937), registros das eleições realizadas entre as décadas de 1940 e 1970, entre outros itens.
Em outubro de 2025, o DEAP, em parceria com a Justiça Eleitoral, realizou a exposição "Entre Eleições, Urnas e Documentos: 80 Anos do TRE-PR no Acervo do DEAP", em celebração aos 80 anos da reinstalação do TRE-PR. Durante a cerimônia de abertura, autoridades das duas instituições assinaram o Acordo de Cooperação Técnica n° 24/2025, que tem como objetivo a classificação, a descrição, a conversão digital e a difusão dos documentos históricos do TRE-PR doados ao DEAP em 1983.
Medalha
Instituída pela Resolução n° 468/2005, a medalha é uma distinção honorífica, em grau de Comenda, entregue pelo TRE-PR com o propósito de incentivar o exercício da cidadania e a defesa da democracia. Formada por oito pinhões transversais na cor dourada, a Medalha contém, no centro, três pinheiros na cor verde. Trata-se de uma referência ao estado, uma vez que o tradicional pinheiro do Paraná (araucaria angustifolia) é um símbolo local, que representa as tradições e os vínculos dos paranaenses com a terra.
Novo Centro Ecumênico
Ao final da cerimônia, será inaugurado o novo Centro Ecumênico do Tribunal, ao lado do auditório. O espaço é destinado a todas pessoas, de todas as religiões, com o objetivo de ser um ponto de encontro, de diálogo e união.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

