TRE-PR, OAB-PR e UFPR celebram termo de cooperação para realização de um concurso de vídeos sobre o voto jovem
Parceria visa promover a cidadania, valorizar a democracia e incentivar a participação social por meio de ações educativas e culturais

Nesta sexta-feira (30), o vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Luiz Osório Moraes Panza, representando o presidente Sigurd Roberto Bengtsson, e a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Paraná (OAB-PR), doutora Graciela Iurk Marins, representando o presidente da instituição, doutor Luiz Fernando Casagrande Pereira, assinaram o Termo de Cooperação Técnica n° 01/2026 para realização de um concurso de vídeos curtos tematizando o voto dos jovens em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), representada no ato pela professora Gabriela Schenato Bica, chefe do gabinete do reitor Marcos Sfair Sunye.
O desembargador Luiz Osório Moraes Panza ressaltou que a iniciativa visa dar espaço para as ideias dos jovens, permitindo que eles sejam incentivados a participar do processo eleitoral. “Será um estímulo para que os eleitores com 16 e 17 anos compareçam às urnas, tornem-se eleitores e tenham responsabilidade cívica e democrática”.
Na ocasião, a doutora Graciela Iurk Marins destacou a importância da realização de ações que aproximam o eleitorado jovem do processo eleitoral. “No mundo em que as redes sociais pautam muitos temas, uma iniciativa como essa vem na hora certa”, pontuou.
A chefe de gabinete da Reitoria da UFPR, Gabriela Schenato Bica, lembrou que, em ano de eleição, aumenta a disseminação de conteúdos enganosos, situação que também demanda uma atuação efetiva das instituições nos meios nos quais esses conteúdos circulam.
A solenidade, realizada na sala da Corregedoria Regional Eleitoral do Paraná (CRE-PR), também contou com a participação dos juízes-membros da Corte do TRE-PR, desembargadores eleitorais José Rodrigo Sade, Osvaldo Canela Junior, Everton Jonir Fagundes Menengola e Vanessa Jamus Marchi; do procurador regional eleitoral do Paraná, doutor Marcelo Godoy; da diretora-geral do Tribunal, Solange Maria Vieira; e do professor da Faculdade de Direito da Universidade de Direito da UFPR, doutor Rodrigo Luís Kanayama.
O termo
Com o objetivo de promover a cidadania, valorizar a democracia e incentivar a participação social por meio de ações educativas e culturais, o termo de cooperação prevê a realização conjunta do “1° Concurso de Vídeos Curtos sobre o Voto Jovem”, voltado à produção de conteúdos audiovisuais destinados às mídias sociais.
A campanha - que tem como público-alvo jovens estudantes do ensino médio e superior, premiará os melhores materiais produzidos. Os conteúdos audiovisuais deverão estimular a participação dos jovens nas eleições. As instituições realizarão de forma conjunta a divulgação do concurso, que vai oferecer prêmios no valor total de 16 mil reais em dinheiro para os primeiros colocados.
O edital será divulgado até o dia 28 de fevereiro, nos canais oficiais do TRE-PR, por meio de notícias no portal e de publicações nas redes sociais da instituição.
Calendário da premiação
- Até 28 de fevereiro: publicação do edital;
- 29 de fevereiro a 9 de março: inscrições e envio dos vídeos;
-
31 de março: divulgação dos vencedores.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

