Eleições 2024: no caminho da paz
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) convida as instituições públicas e privadas do estado a assinar o “Pacto Eleições no Caminho da Paz”. A adesão formal acontece por meio de um Termo de Adesão, disponível na próxima aba. Depois de assinar, a instituição deve enviar o documento por meio do formulário eletrônico.
O objetivo é garantir que as Eleições 2024 transcorram de forma segura, igualitária, inclusiva, livre de desinformação e de discurso de ódio.
Entidades Signatárias
Confira a seguir as relações das entidades signatárias:
Outras informações
Guia de Boas Práticas para Eleições no Caminho da Paz
Esse guia reúne alguns dos projetos e ações da Justiça Eleitoral do Paraná para orientar e guiar demais instituições para a garantia de eleições pacíficas em 2024.
- Gralha Confere
Agência de checagem de notícias que tem como objetivo combater a desinformação no processo eleitoral.
Os conteúdos (imagens, vídeos e links) enviados pelo WhatsApp 41 3330-8500 são verificados pela Secretaria de Comunicação Social do TRE-PR. As informações também são veiculadas nos canais oficiais de divulgação das instituições parceiras: imprensa, órgãos públicos e entidades civis.
- Você Sabia, Sabiá?
Um projeto que busca a prevenção e conscientização de crimes eleitorais, o Sabia Sabiá compila materiais com o objetivo de promover um serviço jurisdicional mais célere, eficiente e de qualidade, e a conscientização sobre a importância de eleições justas e inclusivas.
- Núcleo Interinstitucional de Apoio e Aprimoramento do Gralha Confere
As atividades do NIAA visam as Eleições Municipais de 2024 e são pautadas em reuniões periódicas, durante o período eleitoral, para elaboração de planos de ação colaborativos, horizontais, preventivos, operacionais e qualificados, entre as instituições públicas e privadas parceiras do Gralha Confere.
Você pode saber mais do NIAA em Notícias do TRE-PR.
- Violência Política e de Gênero
Com o projeto Justiça Eleitoral por Elas, a Comissão das Mulheres na Política instituída pela Portaria 252/2022 do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná,
desenvolve ações de incentivo à participação feminina na política.
Com 3 eixos de ação: Incentivo e fomento; Formação e capacitação; Fiscalização e Controle Social.
Você pode saber mais do Justiça Eleitoral pelo link a seguir Acesse o site
- Acessibilidade
O TRE-PR trabalha em duas frentes para trazer a Justiça Eleitoral de forma mais acessível para a população: para o mesário voluntário e para o eleitor.
Quanto ao voluntariado para as Eleições 2024, o TRE-PR convidou pessoas com deficiência para participarem do processo eleitoral como mesários. Com todo o suporte e treinamento, a iniciativa contribui para uma sociedade mais inclusiva e igualitária.Desde abril, as pessoas com deficiência que desejam se cadastrar como mesárias voluntárias podem indicar sua deficiência ao preencher o cadastro.
Ao indicar a deficiência no cadastro, a Justiça Eleitoral pode conhecer as necessidades para melhor atendê-los.
Já sobre os eleitores, a Justiça Eleitoral do Paraná promoveu ao longo de todo o ano de 2024, uma série de ações que incluem os eleitores com deficiência. Com os embaixadores de acessibilidade nomeados no início do ano, Pietra Silvestri e Roberto Conceição de Almeida Leite, abriram ainda mais um diálogo inclusivo com o público.
Além disso, com audiências públicas, treinamento das equipes, campanhas de alistamento para eleitores PCD’s e criação de conteúdo digital para esses eleitores, o TRE-PR preparou as Eleições Municipais de 2024 para atender de forma mais acessível e inclusiva.
- Cartilha “Cartilha de Orientação Pacto pela Paz nas Eleições”
A cartilha tem por finalidade orientar juízas e juízes, servidoras e servidores eleitorais, bem como todas as entidades que contribuem com a democracia e a cidadania, a fim de compartilhar conteúdos chave para a sociedade, enaltecendo a importância e a necessidade da união de esforços pela paz nas eleições.