EJE-PR lança Boletim Informativo. Confira estas e outras notícias de Educação e Cidadania da Justiça Eleitoral

Confirma algumas ações de Educação e Cidadania realizadas pela Justiça Eleitoral no Paraná

Imagem com o logotipo do boletim da EJE

Acompanhe as ações de Educação e Cidadania que foram realizadas pela Justiça Eleitoral do Paraná.

Projeto Parlamento Jovem em Ortigueira

No dia 27 de novembro, ocorreu a diplomação no Centro Cultural Queimadas do Projeto Parlamento Jovem no município de Ortigueira. O pleito deu-se com 526 alunos do 6º ao 9º ano da Escola Estadual Professor Altair Mongruel e elegeu os seguintes vereadores mirins: Gabriel Ghiovane Reis Costa, Ana Maria de Oliveira, João Pedro Batista da Silva, Osvaldo Cardoso dos Santos Junior, José Ivan de Souza Junior, Robson Teixeira da Cunha, Maria Eduarda Tuczynski, Anna Carolyna da Silva Ribeiro, Denis Marcelino Silveira da Costa.

A cerimônia foi prestigiada pelo diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) e juiz membro da Corte, Dr. Carlos Alberto Costa Ritzmann; pelo juiz eleitoral Dr. Christiano Camargo; pelo promotor Dr. Rafael Fabris; pela prefeita de Ortigueira, Lourdes Banach; pelo presidente da Câmara Municipal de Ortigueira, Edenilson Rodrigues Correia; pela coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral,  Juliana Paula Zigovski; pelo chefe de Cartório da 167ª Zona Eleitoral, Rafael Antônio da Costa; pelo chefe da Seção de Biblioteca do TRE-PR, David Schnaid Neto; e pela chefe do Núcleo Regional de Educação, Sueli Aparecida Martins.

Eleitor do Futuro em Santa Fé

No dia 28 de novembro, ocorreu no auditório da Biblioteca Municipal de Santa Fé, a diplomação do Projeto Eleitor do Futuro, na qual o Partido Esporte Lazer e Integração da Comunidade Escolar foi eleito com 128 votos, superando o Partido Vida e Saúde, que fez 127 votos. Cerca de 536 alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Estadual Cecília Meireles participaram do pleito, cujos objetivos eram: estimular a cidadania, mobilizar os alunos para que percebam a importância de participar ativamente do processo eleitoral e apresentar aos alunos as tecnologias que fazem parte do sistema eleitoral brasileiro.

Boletim Informativo da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR)

No dia 02 de dezembro, durante o a capacitação dos juízes eleitorais por meio do curso “O Legado Jurídico das Eleições 2018 e as Expectativas para 2020”, ocorreu o lançamento do Boletim Informativo da EJE-PR, que reúne informações sobre os projetos de cidadania e outras atividades desenvolvidas pela Seção de Gestão de Programas Institucionais (SGPI), Seção de Capacitação (SCA), Seção de Educação à Distância (SEAD), Seção de Biblioteca (SB) e Coordenadoria da EJE (COEJE). O principal destaque do informativo são os projetos de cidadania que transmitem aos alunos do ensino fundamental e superior conhecimentos acerca dos processos eleitoral e legislativo do nosso país.

Estavam presentes na ocasião 104 juízes eleitorais que puderam receber em primeira mão os exemplares impressos do Boletim. A mesa de abertura do evento foi composta pelas seguintes autoridades: presidente do TRE-PR, desembargador Gilberto Ferreira; vice-presidente e corregedor do TRE-PR, desembargador Tito Campos de Paula; diretor-geral do TRE-PR, doutor Valcir Mombach; diretor-executivo da EJE-PR e juiz membro da Corte, Dr. Carlos Alberto Costa Ritzmann; e promotora eleitoral, Dra. Eloisa Helena Machado. 

Confira aqui a íntegra do Boletim Informativo da EJE

Segurança do Voto em Iporã

No dia 06 de dezembro, no município de Iporã, foi realizada uma palestra sobre Segurança do Voto, com os alunos do ensino médio da cidade de Cafezal do Sul, proferida pelos servidores da 97ª Zona Eleitoral, Leonardo Fernandes de Souza e Leonardo Silva Arakawa. Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre a biometria e o combate à desinformação, além de realizar o alistamento eleitoral e participar de uma simulação de votação na urna eletrônica.

Parlamento Jovem de Formosa do Oeste

No dia 09 de dezembro, foi aprovado na Câmara Municipal de Formosa do Oeste a criação da Semana Municipal do Meio Ambiente, por intermédio dos vereadores mirins eleitos pelo projeto Parlamento Jovem.

Parlamento Jovem em Apucarana

O Parlamento Jovem realizado em Apucarana foi premiado com o selo Prêmio Sesi ODS 2019 e incluído no banco de boas práticas na categoria poder público. Desenvolvido desde 2018 no município, e tendo atraído a participação de várias escolas e despertado junto aos jovens um maior interesse pela democracia e pela participação política, o projeto conta com o forte apoio da chefe de cartório, Andréa Silva Milanin, e com todo o empenho da Câmara Municipal.

O Banco de Boas Práticas do Prêmio Sesi ODS 2019 está disponível no Portal ODS.

 

Textos: Enya Melissa Murara com informações da EJE e zonas eleitorais
Supervisão: Melissa Diniz Medroni
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR

 

Siga-nos no Twitter, no Instagram e no Spotify

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido