Servidores e estagiários do TRE-PR são diplomados em Libras

Capacitação visa atendimento de eleitores surdos

pessoas segurando diploma

Nesta terça-feira (10), foram diplomados, na Sala de Sessões, 19 servidores e estagiários que participaram do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), oportunizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE-PR).

De acordo com o presidente da Justiça Eleitoral do Paraná, desembargador Gilberto Ferreira, “essa capacitação é fundamental para garantir ao eleitor surdo um atendimento com atenção e eficiência”.

O juiz membro da Corte e presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI) do TRE-PR, doutor Rogério de Assis, afirma que o principal objetivo sempre foi capacitar todas as pessoas que tivessem contato com o público externo. "Com a conclusão desse curso, agora os servidores e estagiários capacitados podem, em qualquer setor, atender o eleitor surdo com o devido respeito à inclusão".

Lei do Surdo

Ao longo das 21 horas-aula, os participantes puderam, além de se aprofundar nos conhecimentos teóricos e práticos da língua, conhecer um pouco sobre a história da comunidade surda. A professora, Rafaella Castilho, afirma que a Lei do Surdo é o principal ponto de partida para entender a importância de um curso de Libras em cada empresa ou instituição.

“A Lei do Surdo estabelece que todo lugar público deve garantir a comunicação em Libras. É essencial que em um regional eleitoral, onde se trabalha com a Justiça, a comunidade surda tenha seus direitos assegurados”, disse.

Para a servidora da 4ª Zona Eleitoral de Curitiba e aluna do curso Karen Alessandra Deniz “as aulas são uma grande oportunidade de facilitar a assistência à comunidade surda”, atendendo, segundo ela, a proposta de acessibilidade pretendida pelo TRE-PR.

 

Texto: Thiliane Leitoles Trombini
Foto: Elisabete Silvia Petrorossi
Supervisão: Melissa Diniz Medroni e Paulo Cezar Ribeiro
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR

 

Siga-nos no Twitter, no Instagram e no Spotify

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Últimas notícias postadas

Recentes