Curso de Libras capacita servidores e estagiários para atendimento de eleitores surdos

Capacitação é oferecida em parceria com o CIEE

Fotografia de uma mulher vestida de preto. Ela está com o braço direito erguido e o punho dessa ...

Nesta semana, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR), iniciou o curso gratuito de capacitação na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os servidores que realizam atividades de atendimento ao eleitor e estagiários do TRE-PR.

A intérprete de Libras e professora do curso, Rafaella Castilho, diz que “quando uma oportunidade como essa é oferecida a uma comunidade jovem em início da vida profissional, a experiência se torna, além de muito válida, determinante no processo de capacitação do estagiário e do servidor”. Para Rafaella, a maior expectativa é que os alunos consigam aprender a língua e, mesmo fora do ambiente de trabalho, sintam-se estimulados a praticar.

A servidora da Seção de Acompanhamento de Contratação Continuada (SACC) e uma das alunas do curso de Libras Giseli Maria Sakamoto Carnieri afirma que a primeira aula superou suas expectativas e apresentou grande estímulo à prática dos sinais. O maior objetivo de Giseli é poder se comunicar com pessoas surdas de maneira adequada para demonstrar empatia pela comunidade surda. “Nós precisamos adquirir esse conhecimento para que o eleitor venha até o Tribunal e possa sair daqui completamente satisfeito com o atendimento”, diz.

Aulas

A ação é uma iniciativa da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI) da Justiça Eleitoral paranaense. Pelo convênio, firmado neste mês, o TRE-PR é responsável por disponibilizar o espaço para o curso e providenciar os equipamentos necessários para a realização das aulas. Enquanto o CIEE/PR, além de oferecer a capacitação, emite certificados para os participantes que atingirem 100% de presença.

A primeira aula do curso foi realizada no dia 25 de novembro e as próximas acontecem nesta quarta-feira (27/11), 2, 3, 4, 9 e 10 de dezembro, das 14h às 17h, na sala 1 do Fórum Eleitoral.

Texto: Thiliane Leitoles Trombini
Imagem: Bernardo Nadaleti Gonzalez
Supervisão: Melissa Diniz Medroni
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz