No Dia Nacional do Voluntário (28), Justiça Eleitoral homenageia mesários

Paraná já recebeu mais de 53 mil inscrições de interessados em trabalhar como mesário voluntário nas Eleições 2020

Mesária Nicole

Nesta sexta-feira (28), celebra-se o Dia Nacional do Voluntariado. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), voluntário é o jovem, adulto ou idoso que, por interesse pessoal ou pelo espírito cívico, dedica parte do seu tempo a diversas formas de atividades de bem-estar social. Em comemoração à data e considerando a importância do voluntariado, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) conclama os eleitores a serem voluntários nas Eleições 2020.

Com uma campanha regional nas redes sociais protagonizada por mesários que já exerceram a atividade, a Justiça Eleitoral do Paraná conta atualmente com mais de 53 mil mesários voluntários habilitados. Esse número representa mais que o dobro de voluntários nas eleições de 2018 – que não chegou a 20 mil habilitados – e supera também as últimas eleições municipais, em 2016 – que contabilizou 15 mil voluntários. Apesar de ser um ano eleitoral atípico devido à pandemia de Covid-19, a Justiça Eleitoral está seguindo as orientações sanitárias e realizando um trabalho especialmente voltado à segurança nas seções eleitorais.

Clique aqui e faça sua inscrição como voluntário

Depoimentos

O médico veterinário Sergio Haroldo Heim Júnior diz já ter atuado como mesário voluntário antes para ter direito às horas complementares, mas que pretende continuar com essa função nas próximas eleições, desta vez, por outro motivo. “Quero continuar como mesário para contribuir com a democracia e ajudar no processo eleitoral. É um aprendizado para mim”, afirmou Sergio.

A universitária Nicole Elise Barbosa Kreuz afirma ter sido mesária voluntária duas vezes e que será novamente nas Eleições 2020, assim como Sergio. “Sabemos que o Brasil passa por um período complicado por conta da pandemia, mas penso que devemos nos unir ainda mais agora e de alguma forma contribuir com a democracia”, diz a estudante. Ela acredita que os mesários são essenciais para que as eleições aconteçam e que as horas extracurriculares devem estimular ainda mais o universitário a querer fazer parte deste processo.

Vantagens

Todos os eleitores que se voluntariarem ou forem convocados terão direito a algumas vantagens, previstas na legislação eleitoral, como o direito a dois dias de folga por dia trabalhado nas eleições (incluindo o do treinamento), fruição de horas extracurriculares na universidade, vantagem de desempate em concurso público, quando previsto em edital, isenção no pagamento de taxas em concursos públicos estaduais e auxílio alimentação nos dias de votação.

Saiba mais sobre os benefícios

Mesário Universitário

Os estudantes das universidades parceiras do Projeto Universidade Amiga da Justiça Eleitoral, lançado pelo TRE-PR para as Eleições 2020, poderão receber até 60 horas extracurriculares.

Acesse o formulário de inscrição para universidades

Convocações

A convocação de mesários iniciou-se no dia 18 de agosto. Todo eleitor acima de 18 anos e em situação regular com a Justiça Eleitoral poderá ser convocado para atuar como mesário em seu município, preferencialmente no local e seção eleitoral em que vota. Neste ano, pela primeira vez, a capacitação de mesários será realizada à distância e de forma totalmente virtual, tendo início em setembro.

Saiba como ocorre a entrega das convocações

Texto: Thiliane Leitoles Trombini
Foto: Simone Hembecker
Supervisão: Melissa Diniz Medroni
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR 

Siga-nos no Twitter, no Instagram e no Spotify

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

icone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Icone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido