Dia 27/05 acontece a live Candidaturas Reais x Candidaturas Laranjas: como identificar?

Ao vivo é produzido pela Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR)

Banner Candidaturas Reais x Candidaturas Laranjas: como identificar?

A Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), por meio da Comissão Mulheres na Política: Construindo Candidaturas, inicia neste mês de maio uma série de lives pelo aplicativo Zoom, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Respeitando o distanciamento imposto pela pandemia, a iniciativa pretende levar informações sobre o processo eleitoral ao público feminino. A primeira transmissão acontece no próximo dia 27 de maio, às 16h, com o tema “Candidaturas Reais x Candidaturas Laranjas: como identificar?”.

O ao vivo será mediado pelo diretor-executivo da EJE-PR e juiz-membro da Corte, Dr. Carlos Alberto Costa Ritzmann, e terá a participação da servidora da Justiça Eleitoral paranaense Eliane Bavaresco Volpato, mestre em Direito Constitucional e autora do livro "Candidaturas Laranjas” sobre a busca pela isonomia de gênero na esfera pública estatal. Outras lives serão realizadas, conforme o Calendário Eleitoral, com temas como Registro de Candidatura e Propaganda Eleitoral, entre outros.

O Projeto

Mulheres na Política: Construindo Candidaturas é um projeto da EJE-PR que oferece conteúdo mínimo para a postulação e o exercício de mandatos eletivos pelo público feminino. O objetivo é instrumentalizá-las para o registro de suas candidaturas e fomentar o interesse dos partidos políticos e das próprias mulheres pela participação no processo democrático.

Em 2019, o projeto promoveu uma série de palestras com especialistas no auditório do edifício-sede do TRE-PR com temas como media training, partidos políticos, comunicação de campanha, oratória e prestação de contas. A íntegra dos cursos realizados em 2019 está disponível para visualização na internet. As interessadas devem enviar um email para sead@tre-pr.jus.br com o nome completo para ter acesso ao conteúdo.

Acesse aqui o hotsite do projeto

Expansão

“Neste ano, vamos consolidar o programa que se iniciou na gestão da doutora Flávia Viana e interiorizá-lo, de modo a atender mulheres candidatas também nas pequenas cidades do Estado”, explica Dra. Adriana Simette, presidente da Comissão Mulheres na Política e juíza eleitoral da 174ª Zona Eleitoral de Curitiba.

Os treinamentos não têm foco partidário. “Trata-se de fortalecer as candidaturas das mulheres de forma efetiva, dentro do jogo político, não apenas para cumprir de modo formal as cotas previstas legalmente”, diz a magistrada.

“Nesse sentido, as lives têm a intenção de acessar essas mulheres que possam também ter a pretensão de se candidatar, para que elas o façam de modo mais engajado, conhecendo seus deveres, seus direitos e as regras concretas para se filiar a um partido, concorrer a um pleito, ter acesso às verbas partidárias”, conclui.

 

Texto: Melissa Diniz Medroni
Arte: EJE-PR
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR

 

Siga-nos no Twitter, no Instagram e no Spotify

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido