Portais da Justiça Eleitoral poderão ficar instáveis a partir das 23h de hoje (26)

Já a partir das 19h desta sexta (27), site do TSE estará com novo layout. Medidas objetivam preservar a segurança dos sistemas utilizados pela JE

Banner Eleições 2020

A partir das 23h desta quinta-feira (26), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizará testes de infraestrutura em preparação para o segundo turno das Eleições Municipais de 2020. Assim, desse horário até as 4h de sexta (27), o portal da Justiça Eleitoral, as páginas dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e os serviços disponíveis na internet poderão sofrer instabilidade e eventuais indisponibilidades. Já a partir das 19h de sexta, o Portal do TSE estará com outro layout.

As mudanças, que são procedimentos-padrões adotados em todas as eleições, decorrem do crescimento exponencial de demandas de acesso nesse período, em que milhões de brasileiros vão às urnas. Além disso, objetivam preservar a segurança dos sistemas utilizados pela Justiça Eleitoral – em especial, os de totalização dos votos e de divulgação de resultados –, sem deixar de lado a funcionalidade do Portal do TSE, cujo endereço continua o mesmo: www.tse.jus.br.

Com a configuração que será adotada a partir desta sexta (27), os sites do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) vão operar apenas com as aplicações de maior relevância para o usuário. O layout temporário tem design simples, acessível e objetivo, para facilitar a busca de informações e serviços durante o período de alto tráfego.

Além disso, ao longo do dia, o TSE realizará novos testes de desempenho no e-Título e em seus sistemas para calibrar os serviços para o segundo turno, o que poderá eventualmente causar instabilidades temporárias.

Confira!

No Portal do TSE, em destaque, o internauta verá a arte “#SeuVotoTemPoder – Eleições 2020”. Logo abaixo, virão os links: Título (local de votação – situação eleitoral e o e-Título); Justificativa (formulário e postos de justificação); Imprensa (notícias e Centro de Divulgação das Eleições); Candidatos (DivulgaCandContas); Denúncias (Pardal e WhatsApp); Mesários (canal do mesário e aplicativos); Justiça Eleitoral (Contatos no TSE e Serviços disponíveis); Covid-19 (voto com segurança); e Tira-Dúvidas Eleitoral (WhatsApp / bot).

Em Justiça Eleitoral, o internauta encontrará dicas e cuidados para votar com segurança, detalhes do seu título eleitoral, poderá esclarecer dúvidas em “Fato ou Boato” e conhecer o histórico dos seus candidatos, além de poder consultar as Parcerias Digitais nas Eleições 2020, entre outros importantes conteúdos.

Também vale dar uma conferida em “Covid-19”, onde o eleitor acessa informações valiosas sobre os cuidados antes de sair de casa e no local de votação, o passo a passo do voto e o Plano de Segurança Sanitária para as Eleições Municipais de 2020.

Já no domingo (15), primeiro turno das Eleições 2020, depois das 17h, entrará no ar a página de Resultados, a mais buscada no dia do pleito.

É importante lembrar que os serviços de e-mail para o TSE estarão indisponíveis. Mensagens enviadas ficarão retidas e serão liberadas assim que ocorrer a normalização do ambiente de segurança.

Os jornalistas que quiserem entrar em contato com o TSE deverão fazê-lo pelo número (61) 99231-6171 (WhatsApp) ou pelos telefones (61) 3030-7541, 7083, 7090, 7143 e 7153.

Mais informações sobre a cobertura da imprensa podem ser obtidas em https://www.justicaeleitoral.jus.br/cde-2020/.

Sistemas partidários

Também como medida de segurança, durante todo o final de semana do segundo turno das Eleições 2020, os sistemas partidários ficarão indisponíveis ao público interno e externo, com previsão de voltar ao funcionamento normal após a totalização dos votos em todos os municípios.

Sendo assim, a partir das 20h de sexta-feira (27), ficarão fora do ar o Sistema de Apoiamento de Partidos em Formação (SAPF), o Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias (SGIP) e o Sistema de Filiação Partidária (Filia). O Filia voltará a ficar indisponível à meia-noite da próxima terça (1º), pois será realizado o processamento ordinário previsto na Portaria TSE nº 713/2020.

Últimas notícias postadas

Recentes