Segundo turno ocorre dentro da normalidade no Paraná

Presidente do TRE-PR destaca presença inédita de duas mulheres na disputa para Prefeitura de Ponta Grossa em dia de votação sem filas

Foto de três pessoas sentadas atrás de uma mesa. Elas usam máscara e olham para uma eleitora ido...

Até às 17 horas deste domingo (29), o eleitorado do município de Ponta Grossa comparece às urnas durante o segundo turno das Eleições 2020. A votação, que elege a próxima prefeita na cidade, segue dentro da normalidade, com as seções eleitorais praticamente sem filas. Os números finais da votação, incluindo o total de abstenções e de votos nulos e brancos, poderão ser consultados pela plataforma Resultados, no Divulga Desktop ou por meio de aplicativo (iOS e Android).

Ao todo, 239.611 pessoas estavam aptas a votar, distribuídas em 610 seções eleitorais de 117 locais de votação. Até as 15h40, apenas duas urnas eletrônicas haviam sido substituídas por outras de contingência. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Tito Campos de Paula, acompanhou a votação no município, juntamente com os membros da Corte e do diretor-geral do TRE-PR, doutor Valcir Mombach.

“Quem não pôde votar tem até 60 dias para fazer a justificativa, seja por meio do aplicativo e-Título, do Sistema Justifica ou por e-mail para a zona eleitoral”, lembrou o presidente do TRE-PR, que também comentou a presença de duas mulheres em um segundo turno inédito no país. “O TRE-PR vem trabalhando para reforçar a participação feminina na política, mas o número de mulheres ocupando cargos eletivos ainda é baixo, apesar de elas representarem a maioria do eleitorado paranaense. Então esse acontecimento inédito aqui em Ponta Grossa deve ser comemorado”, disse.

Como justificar ausência às urnas

Auditoria do 2º turno das Eleições 2020 acontece no Fórum Eleitoral de Curitiba

Ocorrências

Até às 15h30, foram registradas sete ocorrências relacionadas a ilícitos eleitorais e nenhuma prisão. Uma pessoa foi encaminhada por violação do sigilo do voto, ao tentar tirar foto da urna, na Escola Municipal Edgar Zanoni Gralha Azul. Atuam na segurança pública no dia de votação em Ponta Grossa 237 policiais militares e 77 guardas municipais.

Disque Eleitor

O TRE-PR manteve, também para o segundo turno, o Serviço de Atendimento Telefônico - Eleições 2020. Pelo número 0800 640 8400, as pessoas podem entrar em contato para esclarecer dúvidas, em especial sobre local de votação e justificativa.

 

Texto: Carla Tortato
Foto: Rita Vidal
Tratamento de imagem: Simone Hembecker
Revisão: Melissa Diniz Medroni
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR

 

Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud e TikTok

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Últimas notícias postadas

Recentes