Definidas urnas eletrônicas de Ponta Grossa que serão auditadas no segundo turno das eleições

Sorteio aconteceu neste sábado (28), no auditório do TRE-PR

Fotografia de um palco. Há duas mulheres atrás de um globo de sorteio à esquerda e, ao centro, u...

O sorteio para definir as urnas eletrônicas que passarão por auditoria neste domingo (29), no segundo turno das Eleições Municipais 2020 - que no Paraná acontece apenas no município de Ponta Grossa - foi realizado neste sábado (28), no auditório do edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em Curitiba, conforme a Resolução 23.603/2019. A transmissão na íntegra da cerimônia está disponível no canal do TRE-PR no YouTube.

Na abertura do evento, o vice-presidente e corregedor do TRE-PR, desembargador Vitor Roberto Silva, lembrou que o resultado da auditoria há 20 anos tem sido sempre o mesmo, demonstrando a total confiabilidade das urnas. "É muito importante que se faça periodicamente esse procedimento para refutar desconfianças infundadas no sistema de votação eletrônico", disse.

Já o presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica do TRE-PR, Dr. Helder Luis Henrique Taguchi, ressaltou que todas as etapas do procedimento são documentadas e verificadas por uma auditoria externa, contratada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). "A auditoria comprova que não existe diferença na totalização de votos impressos e daqueles depositados na urna eletrônica", reforçou.

Confira um passo a passo da Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas em Condições Normais de Uso

 

 

Sorteio

Seis urnas foram sorteadas para serem auditadas, três para a Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas e três para a Auditoria de Verificação da Autenticidade e Integridade dos Sistemas. O município de Ponta Grossa possui 610 seções eleitorais e 117 locais de votação. Apenas três seções não participaram do sorteio por serem consideradas locais de difícil acesso.

Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas

Esse procedimento testa, no dia da eleição, o funcionamento das urnas em condições normais de uso. Foram sorteadas três urnas, que serão transportadas até Curitiba e substituídas no local de votação por urnas de contingência. Foram sorteadas para serem aditadas as urnas das seguintes seções eleitorais:

- Seção 349 da 14ª Zona Eleitoral de Ponta Grossa (localizada na Escola Municipal Plauto Miro Guimarães);

- Seção 333 da 139ª Zona Eleitoral de Ponta Grossa (localizada na Escola Municipal Professora Zair Santos Nascimento);

- Seção 169 da 15ª Zona Eleitoral de Ponta Grossa (localizada na Escola Municipal Professora Armida Frare Gracia).

Auditoria de Verificação da Autenticidade e Integridade dos Sistemas

Essa auditoria, realizada nos próprios locais de votação, no dia da eleição, verifica as assinaturas e resumos digitais do sistema da urna eletrônica antes da impressão da Zerésima (relatório emitido pela urna antes do início do processo de votação para comprovar que não há votos registrados previamente). Ao todo, para a auditoria, foram sorteados outros três equipamentos, localizados nas seguintes seções eleitorais:

- Seção 399 da 139ª Zona Eleitoral de Ponta Grossa (localizada na Escola Municipal Professor Kamal Tebcherani);

- Seção 300 da 15ª Zona Eleitoral de Ponta Grossa (localizada no Colégio Sagrado Coração de Jesus);

- Seção 377 da 14ª Zona Eleitoral de Ponta Grossa (localizada na Escola Municipal Fioravante Slavieiro).

Composição

A Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica das Eleições 2020 é presidida pelo Dr. Helder Luis Henrique Taguchi, juiz da 176ª Zona Eleitoral de Curitiba, acompanhado pela Dra. Cristina Corso Ruaro, promotora da 176ª Zona Eleitoral. Na suplência está a Dra. Adriana de Lourdes Simette, juíza da 174ª Zona Eleitoral de Curitiba, e a Dra. Ângela Domingos Calixto, promotora da 174ª Zona Eleitoral.

A Comissão também é composta pelos seguintes servidores do TRE-PR:  Domício Prates Ribeiro Filho, Guilherme Babora do Carvalhal, Anderson do Nascimento Ferreira, Sandra Soto Rodriguez, Silvia Albuquerque Medici Metri, Fabio Henrique da Silva Skonieczny, Maria Regina Blanco Magalhães, Diogo Sguissardi Margarida, Cristiane Paula da Silva Galperin e Mariana Pirih Cordeiro.

Presença

Compuseram a mesa de autoridades do sorteio, o vice-presidente e corregedor do TRE-PR, desembargador Vitor Roberto Silva; o presidente da Comissão de Auditoria de Votação, Dr. Helder Luis Henrique Taguchi; Dra. Cristina Corso Ruaro, promotora da 176ª Zona Eleitoral; e o doutor Valcir Mombach, diretor-geral.

Leia mais:
26.11 - Sorteio para auditoria das urnas eletrônicas acontece neste sábado (28)
16.11 - Auditorias comprovam segurança das urnas eletrônicas
16.10 - Auditoria da Votação Eletrônica: conheça os procedimentos públicos que, no dia das eleições, verificam a segurança das urnas e dos sistemas eleitorais

Texto: Laura Carlotto Borro
Revisão: Melissa Medroni
Foto: Valeska Loureiro
Tratamento de imagem: Simone Hembecker
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR

Siga-nos no TwitterInstagramSoundCloud e TikTok

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Últimas notícias postadas

Recentes