Definidos critérios dos locais de difícil acesso

No total, 1.238 das 20.745 seções eleitorais do estado serão excluídas do sorteio

Comissão Auditoria da Votação Eletrônica

Na última quarta-feira (21), às 17h, na sala de reuniões da Direção-Geral do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica presidida pelo juiz da 176ª Zona Eleitoral de Curitiba, doutor Helder Luis Henrique Taguchi, estabeleceu os critérios para identificar as seções eleitorais em que o transporte das urnas no sábado, véspera das eleições,  não será possível - caso das Escolas Adventistas -  ou onde, pelo tempo de deslocamento e pelas características próprias do lugar, como ilhas, haveria maior dificuldade de acesso para o transporte imediato das urnas para a auditoria de funcionamento sob condições normais, que acontecerá em Curitiba.

Para a elaboração desses critérios, a Comissão também considerou a necessidade de compatibilizar os demais trabalhos desenvolvidos nas sedes das Zonas Eleitorais com a realização das auditorias locais de verificação da integridade dos sistemas eleitorais.
Esses critérios foram aprovados na reunião convocada pela Comissão que, de acordo com o artigo 58 da Resolução TSE nº 23.603/2019, "a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica poderá restringir, de comum acordo com os representantes das entidades fiscalizadoras, a abrangência dos sorteios a determinados municípios ou zonas eleitorais, na hipótese da existência de localidades de difícil acesso, onde o tempo hábil para o recolhimento da urna seja inviável", e serão considerados no momento do sorteio das urnas que passarão pelo procedimento de auditoria no dia da eleição.

Das 20.745 urnas que serão utilizadas na eleição, 1.238 urnas estão localizadas em locais considerados de acesso difícil, o equivalente a 5,96% do total. Prezando pela transparência, todos os locais de difícil acesso receberão essa identificação e continuarão incluídos na relação do número total de seções eleitorais no Estado e, apenas, serão considerados se, eventualmente, forem sorteados. Ocorrendo essa hipótese, um novo sorteio precisará ser realizado.

Estiveram presentes na reunião, além do presidente da Comissão, Doutor Helder Luis Henrique Taguchi; a promotora eleitoral, Dra. Cristina Corso Ruaro; a procuradora regional eleitoral do Paraná, Dra. Eloisa Helena Machado; os servidores Cristiane Paula da Silva Galperin, Domício Prates Ribeiro Filho, Fábio Henrique da Silva Skonieczny, Maria Regina Blanco Magalhães, Mariana Pirih Cordeiro e Silvia Albuquerque Medici Metri.

Embora convidados para participar da reunião os representantes de entidades fiscalizadoras - Governo do Estado, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa do Paraná, Ordem dos Advogados do Brasil - Seção do Paraná (OAB-PR) e dos órgãos regionais dos partidos políticos -, não compareceram.

Clique para acessar informações sobre a Auditoria da Votação Eletrônica


Leia mais:

16.10 - Auditoria da Votação Eletrônica: conheça os procedimentos públicos que, no dia das eleições, verificam a segurança das urnas e dos sistemas eleitorais

Texto: Matheus Zilio
Foto: Valeska Loureiro
Revisão: Melissa Medroni
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR


Siga-nos no  Twitter, no  Instagram e no  SoundCloud

Curta nossa página oficial no  Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no  Flickr

Inscreva-se em nosso canal no  YouTube

icone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Icone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido