Combate à desinformação vira game interativo no Paraná

Instituto Mais Cidadania e TRE-PR lançaram aplicativo “Fake ou News”, jogo que testa nível de conhecimento dos usuários sobre o processo eleitoral

Assinatura Termo de Convênio com Instituto Mais Cidadania

O aplicativo "Fake ou News", que pode ser baixado em dispositivos móveis com o sistema Android ou iOS, é um jogo interativo que busca combater a desinformação sobre o processo eleitoral. A novidade foi lançada na última sexta-feira (16) pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Tito Campos de Paula, acompanhado do diretor-geral, doutor Valcir Mombach, e pelo Dr. Roosevelt Arraes e integrantes do Instituto Mais Cidadania.

Fake ou News

O jogo desafia o usuário com uma mensagem referente ao processo eleitoral. Caso o jogador considere o conteúdo verdadeiro, deve compartilhar a informação, mas, se considerar falso, então deverá apagar. Depois de dez mensagens, o jogador recebe uma pontuação de acordo com seu desempenho. Parte das cartas foi obtida a partir de informações da Central de Combate à Desinformação Gralha Confere, projeto de checagem de notícias da Justiça Eleitoral do Paraná, do qual o Instituto Mais Cidadania é um dos parceiros.

Cerimônia

Durante o lançamento, o desembargador Tito Campos de Paula relembrou que "investir no jovem é acreditar no futuro". "Essa é contribuição que o Mais Cidadania traz para o cidadão. O projeto leva cultura e educação de forma leve, por meio de uma linguagem simples e acessível a todos", destacou.

O Dr. Roosevelt Arraes agradeceu a parceria. "Nos empenhamos muito para criar o app este ano e é muito gratificante ver o projeto acontecendo na gestão do desembargador Tito e em parceria com uma instituição de credibilidade como o TRE-PR", disse.

Concepção

A concepção do jogo foi do professor Rodolfo Stancki, que estuda o fenômeno das fake news e gostaria de conscientizar mais pessoas sobre o uso adequado das redes sociais e da internet. A ferramenta foi criada e produzida pela equipe do Instituto Mais Cidadania e colaboradores. Os envolvidos no projeto são Eduardo Seino Wiviurka, Luca Meneghin Macuco, Luiz Gustavo de Andrade, Maria Claudia Sawasaki, Paulo Henrique de Carvalho, Rodolfo Stancki e Roosevelt Arraes.

Texto: Beatriz Tedesco
Foto: Seção de Produção Audiovisual
Revisão: Melissa Medroni
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR


Siga-nos no  Twitter, no  Instagram e no SoundCloud

Curta nossa página oficial no  Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no  YouTube


ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido