Baixe agora o game Fake ou News

Aplicativo, lançado em parceria pelo TRE-PR e Instituto Mais Cidadania, aborda de forma interativa e didática o papel de cada um na disseminação de notícias falsas

Jogo das fake news

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e o Instituto Mais Cidadania lançaram o aplicativo Fake ou News, que já está disponível para download em  iOS e Android.

O jogo tem perguntas sobre o processo eleitoral e sobre conteúdos desinformativos, as chamadas fake news. Parte dos conteúdos foi extraída de checagens realizadas pelo Gralha Confere, a Central de Combate à Desinformação do TRE-PR.

O objetivo do jogo é conscientizar os usuários - de forma divertida, interativa e também didática - sobre o papel de cada um na disseminação de notícias falsas.

Cada rodada do jogo tem dez cartas com uma afirmação em cada carta. Se você acha que a informação daquela carta é verdadeira, tem que apertar o botão “compartilhar”. Se desconfia que é falso, clica no botão apagar. Ao final, conforme suas respostas, o jogo vai dizer qual é o seu perfil: se você é um “tio do zap”, um eleitor pensativo ou um ELEITOR CONSCIENTE.

O jogo também traz alguns links úteis: do site oficial do Gralha Confere e do aplicativo Pardal, que recebe denúncias de propaganda irregular ou ilícita e de outros crimes eleitorais.

O game foi criado e produzido pela equipe do Instituto Mais Cidadania, associação sem fins lucrativos de Curitiba composta por pesquisadores e profissionais da área do Direito que trabalha pelo desenvolvimento político, social e jurídico do país.

Texto: Melissa Medroni

Foto: Reprodução
Tratamento de imagem: Victor Borges Machado

Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR


Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud e TikTok

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Últimas notícias postadas

Recentes