Lançamento de cartilha reforça prevenção de ilícitos eleitorais

Campanha “Você sabia, sabiá?” foi criada pelo TRE-PR em parceria com o CNJ

Evento lançamento

Nesta quinta-feira (15), em transmissão ao vivo pelo canal do YouTube, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) lançou a campanha “Você sabia, sabiá?” para prevenir ilícitos eleitorais. Entre os produtos da ação, que incluem cards para redes sociais, spots de rádio e um hotsite, uma cartilha traz, de forma didática, os principais crimes cometidos antes e durante as eleições. O material foi criado pelo Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS) da Justiça Eleitoral paranaense com o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Clique aqui para acessar a cartilha e os demais conteúdos da campanha

O presidente do TRE-PR, desembargador Tito Campos de Paula, explica que algumas pessoas, às vezes por ignorância ou falta de conhecimento, acabam cometendo ilícitos eleitorais. "Muitas vezes deixam de ter alguns direitos em razão de algo que bastava a atuação preventiva e educativa da Justiça para ser evitado. Foi pensando nisso que a equipe do LIODS, com uma linguagem bem simples, criou a cartilha", afirma.

A conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Maria Tereza Uille Gomes chama a atenção para a inovação do TRE-PR. "É um trabalho de extrema importância para a população saber como prevenir ilícitos eleitorais, porque prevenir ilícitos é a nossa tarefa em relação à sociedade, que tanto espera do Poder Judiciário brasileiro", afirmou.

Oficina

O conteúdo da campanha foi aprimorado em uma pesquisa realizada com os funcionários terceirizados do tribunal. Baseado nas respostas dos trabalhadores, sobre a linguagem e a estrutura, foram realizados os primeiros testes para a edição da cartilha, que foi lançada conforme a Meta 9 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que busca integrar ao Judiciário a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Presença

Estiveram presentes na cerimônia de lançamento, representando o regional eleitoral, o presidente, desembargador Tito Campos de Paula; o vice-presidente e corregedor, desembargador Vitor Roberto Silva; Dr. Valcir Mombach, diretor-geral do TRE-PR; e as servidoras Claudia Afanio e Simone Hembecker, integrantes do LIODS do TRE-PR.

Entre as autoridades convidadas estiveram presentes, por videoconferência, a conselheira do CNJ Maria Tereza Uille Gomes; o Dr. Henrique Gonçalves Trindade, juiz membro da Corte do TRE-BA, representando o desembargador Jatahy Júnior, presidente do TRE-BA e do Colégio de Presidentes dos TREs; Dra. Eloísa Helena Machado, procuradora regional eleitoral do Paraná; Dra. Aline Osório, secretária-geral da presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e Dr. Rui Moreira de Oliveira, diretor-geral do TSE.

Equipe

O LIODS do TRE-PR é formado por: Ana Maria Barbosa Candiotto, Carlos Augusto Meneguzzo, Claudia Afanio, Cláudia Valéria Bevilacqua Gonçalves, Marcio Carvalho Jardim, Maria Carolina Marques Gomes, Mauricio Furtado Niwa, Paulo Cezar Ribeiro, Rogério Carlos Born, Simone Hembecker e Yna Barbosa Honda e Sousa.

Texto: Matheus Zilio
Foto: Seção de Produção Audiovisual (SPA)
Revisão: Melissa Medroni
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR


Siga-nos no Twitter, no Instagram e no SoundCloud

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

 

Últimas notícias postadas

Recentes