Núcleo de Estudos da UFPR ajuda a combater a desinformação em parceria com a Justiça Eleitoral

Checagens do projeto Gralha Confere, que também ganham reforço de jornalistas e influenciadores nas redes sociais, podem ser recebidas em newsletter gratuita

UFPR

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) fechou uma parceria com o Núcleo de Estudos em Direito Eleitoral (NEDEL) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O grupo de estudos é o mais novo parceiro da Central de Combate à Desinformação Gralha Confere, que combate a desinformação por meio de checagens de conteúdos suspeitos relacionados à Justiça Eleitoral. Somando a parceria com a NEDEL, agora são 47 entidades colaboradoras do projeto.

Confira aqui a relação completa das instituições signatárias do Gralha Confere


Vinícius Nascimento, um dos coordenadores do NEDEL, explica que as Eleições 2020 constituem um marco na história eleitoral nacional, já que haverá um uso ainda maior das redes sociais e dos meios digitais durante o processo eleitoral. "Nós, do NEDEL, encontramos no projeto Gralha Confere a possibilidade de auxiliar a sociedade e de levar para dentro do direito da UFPR mais informação, com o objetivo de combater eventuais desinformações que ocorrem no mundo digital", aponta Nascimento.

O NEDEL está divulgando semanalmente as checagens realizadas pelo TRE-PR em suas mídias sociais e na comunidade dos estudantes de Direito da Federal, que conta com mais de mil participantes. "Pensamos que seria possível participar dos projetos com o objetivo de construção de uma rede articulada de parceiros, que visem de forma conjunta combater o compartilhamento de notícias eleitorais falsas e suspeitas, com o principal objetivo de garantir o transcorrer de informações transparentes, justas e éticas neste ano de 2020", conclui Nascimento. Além da parceria com o Gralha Confere, o NEDEL auxiliou na formalização do projeto Universidade Amiga dentro da UFPR.

Influenciadores


A jornalista e professora da UniBrasil Silvia Valim, que também está divulgando o projeto nas redes sociais para os seus 4 mil seguidores, ressalta que, em tempo de eleições, as "fake news" se espalham em uma velocidade muito alta. Então, de acordo com a profissional, compartilhar que existe uma ferramenta especial para checagem de notícias ligadas às eleições no Paraná é fundamental. "O Gralha Confere já tem sua credibilidade só pelo fato de ser criado pela própria Justiça Eleitoral do Paraná, mas também pela conferência ser feita por servidores", diz a professora.

Silvia conclui que o projeto é importante não só para estudantes de comunicação acostumarem-se com o hábito e o dever da checagem, mas também para os já profissionais da imprensa e, ainda, para todos os eleitores do país. Conteúdos suspeitos sobre o processo eleitoral e a segurança do voto sobre as eleições podem ser enviados para checagem pelo Gralha Confere pelo telefone 41 98700-5100. Não são checadas informações sobre candidatos e partidos.

Faça sua mascote


O paper toy da gralhinha, mascote do projeto, está disponível para download. Basta clicar aqui e, por meio de alguns recortes e dobraduras, montar, em poucos minutos, a miniatura do Gralha Confere. A gralha azul, símbolo do Paraná, foi escolhida para representar o projeto por sua alta capacidade comunicativa.

Newsletter


A Gralha Confere disponibiliza uma newsletter gratuita com as checagens sobre o processo eleitoral e a segurança do voto eletrônico produzidas ao longo da semana. Acesse a galeria de imagens e saiba como fazer o seu cadastro.

Texto e infográfico: Matheus Zilio
Fotos: Divulgação (UFPR), Reprodução (NEDEL, Silvia Valim) e Simone Hembecher (PaperToy)
Paper Toy: Simone Hembecker
Tratamento de imagem: Victor Borges Machado
Revisão: Melissa Medroni
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR

Siga-nos no Twitter, no Instagram e no SoundCloud

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido