Reunião vai definir seções eleitorais de difícil acesso que serão excluídas de auditoria

Entidades fiscalizadoras do estado e partidos políticos participam da reunião nesta quarta-feira (21)

Banner em fundo branco com a logomarca das Eleições 2020 nas cores roxo, azul e laranja

Nesta quarta-feira (21), às 17h, na Sala Multiuso do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, presidida pelo juiz da 176ª Zona Eleitoral de Curitiba, Doutor Helder Luis Henrique Taguchi, realiza uma reunião para decidir quais seções eleitorais de difícil acesso serão excluídas do sorteio de que definirá os 12 equipamentos que passarão por auditoria, em 15 de novembro, em primeiro turno, e 29 de novembro, onde houver segundo turno das Eleições 2020.

Entidades fiscalizadoras e partidos participarão da reunião de forma remota pelo aplicativo Zoom. Na mesma data, estarão disponíveis, na aba Eleições 2020 do Portal do TRE-PR, os documentos da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica.

A exclusão tem amparo no art. 58 da Resolução TSE nº 23.603/2019, que dispõe sobre os procedimentos de fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação. Segundo o dispositivo, "a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica poderá restringir, de comum acordo com os representantes das entidades fiscalizadoras, a abrangência dos sorteios a determinados municípios ou zonas eleitorais, na hipótese da existência de localidades de difícil acesso, onde o tempo hábil para o recolhimento da urna seja inviável".

Participação

Foram convidadas para participar da reunião entidades fiscalizadoras do processo eleitoral, como a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção do Paraná (OAB-PR), o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), o Governo do Estado do Paraná,  a Procuradoria Regional Eleitoral do Paraná, e os partidos políticos.

Leia mais:

16.10 - Auditoria da Votação Eletrônica: conheça os procedimentos públicos que, no dia das eleições, verificam a segurança das urnas e dos sistemas eleitorais

Texto: Matheus Zilio
Arte: TSE
Revisão: Melissa Medroni
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR


Siga-nos no  Twitter, no Instagram e no  SoundCloud

Curta nossa página oficial no  Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no  Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube




Últimas notícias postadas

Recentes