UFPR é a mais nova amiga da Justiça Eleitoral

Mais de 50 instituições de ensino superior de 153 municípios do estado já assinaram termo de adesão com o TRE-PR para estimular mesários voluntários

UFPR

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) entrou para o programa Universidade Amiga, juntando-se a uma longa lista de instituições de ensino superior inscritas na iniciativa lançada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Tito Campos e Paula.

O projeto, que tem o intuito de estimular os estudantes a participar do processo eleitoral como mesários voluntários, recebendo, em contrapartida, até 60 horas extracurriculares, já alcançou 54 universidades de 153 cidades paranaenses, com destaque para Curitiba, que possui 12 convênios, e Cascavel, com oito.

O coordenador de Atividades Formativas e Estágios da UFPR, Leonir Lorenzetti, explica que o caráter voluntário da ação imprime o desejo dos estudantes de contribuir com a sociedade, e que a universidade entende que isso deve ser incentivado. Lorenzetti acredita ainda que a iniciativa contribua para o desenvolvimento de uma sociedade democrática e participativa. "A UFPR pretende realizar uma ampla divulgação nas coordenações dos cursos, diretórios acadêmicos e redes sociais da universidade", diz.

Abrangência estadual

O Centro Universitário Uningá é a instituição mais presente nas cidades do Paraná, com 85 municípios ligados ao projeto, seguido do Centro Universitário Cidade Verde (UniFCV), que está em 57 cidades.

A tutora pedagógica do Uningá, Kassieli Sampario, explica que a Universidade Amiga é uma forma de os estudantes adquirirem conhecimento e experiência, além de uma oportunidade de ganhar horas complementares como benefício. “É uma forma integrada de despertar o interesse dos discentes em colaborar com o Estado”, diz.

A coordenadora de Pesquisa e Extensão da Universidade Paranaense (Unipar), Dra. Evellyn Claudia Wietzikoski, explica que o projeto reduz o distanciamento entre os acadêmicos e a Justiça Eleitoral, proporcionando um ambiente de ensino e extensão favorável. "A Unipar está realizando ampla divulgação no meio acadêmico, utilizando todas as plataformas de comunicação, como ofícios, e-mail e afins. Também foi elaborado um vídeo explicativo aos interessados", revela.

Extensão permanente

Frederico Almeida, professor de Direito no Centro Universitário UniOpet e membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), explica que a Uniopet tem o objetivo de transformar o Universidade Amiga em um projeto de extensão permanente, para que todos os alunos possam participar em todas as eleições.

"O projeto proporciona um sentido para o aluno no dia das eleições, por meio de conceitos não só de cidadania, mas de toda a sistemática que é fazer acontecer uma eleição em um país tão grande quanto o Brasil", diz Almeida.

Destaque nacional


O projeto Universidade Amiga foi fundamental para o número recorde de mesários que se candidataram como voluntários no Paraná em 2020. Representantes das instituições de ensino superior vêm divulgando por meio das redes sociais a importância do trabalho mesário durante as eleições, e apontam que, diante do cenário atípico de pandemia, esta pode ser uma experiência rica em ensinamentos para as novas gerações.

Almeida conta que o TRE-PR foi pioneiro em todo Brasil na iniciativa, que chegou até o conhecimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foi replicado em outros regionais do país, como Ceará e Alagoas. "Começamos no Paraná e hoje é algo relevante para o Brasil inteiro", diz Almeida.

Abradep

Além das universidades que divulgam o projeto, a Academia Brasileira de Direito Eleitoral, que reúne os principais escritores de Direito Eleitoral do país, também aderiu oficialmente ao programa e está ajudando na divulgação. Como muitos membros são professores universitários, isso ajuda diretamente para que cada vez mais faculdades façam parte do projeto.

Em todo o país, dos 2 milhões de mesários, 800 mil são voluntários. No Paraná, são necessários 85 mil mesários para trabalhar em 21.303 seções eleitorais distribuídas em 399 municípios do estado. Cada seção conta com quatro mesários. O trabalho possibilita o exercício do voto de 8,1 milhões de eleitores. Até 29 de setembro, foram contabilizadas 85.111 inscrições de mesários voluntários pelo site do TRE-PR para as Eleições 2020. As inscrições continuam abertas para substituições e cadastro de reserva.

Acesse o formulário de inscrição para universidades


Conheça as instituições parceiras

Acesse o formulário de inscrição para mesários voluntários

Texto: Matheus Zilio
Foto: Divulgação/UFPR
Revisão: Melissa Diniz Medroni
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR


Siga-nos no Twitter, no Instagrame no SoundCloud

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

icone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Icone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido