Especial Memórias Eleitorais: O desafio da biometria em Curitiba – parte 1

Um olhar especial para os dez anos desse importante feito do TRE-PR

Banner de fundo verde escrito "10 anos - Biometria" com desenhos figurativos de biometria em volta.

No último dia 29 de março, Curitiba celebrou seus 328 anos de fundação e a Justiça Eleitoral do Paraná comemorou os dez anos do início de uma de suas mais audaciosas e complexas ações em todos os tempos: o recadastramento biométrico de todo o eleitorado da capital paranaense.

Na verdade, tudo começou duas semanas antes, no dia 14 de março de 2011, quando o então presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Irajá Prestes Mattar, acompanhado do então diretor-geral, Dr. Ivan Gradowski, esteve em Brasília para participar de uma reunião com o ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, que desafiou o TRE-PR a realizar a biometria em Curitiba, que se tornaria com isso a primeira cidade de grande porte a contar com seu eleitorado inteiramente revisado biometricamente.

A data escolhida para o início da operação foi justamente o dia do aniversário da cidade e assim aconteceu. Em apenas 14 dias, toda a logística foi preparada na Central de Atendimento ao Eleitor do Fórum Eleitoral de Curitiba para que o recadastramento tivesse início.

Foto de eleitora sendo atendida por funcionário da Justiça Eleitoral. À esquerda, uma tela de co...

Na época, eram apenas 50 guichês para atendimento ao público. Nesse curto intervalo de duas semanas, dezenas de servidores, tanto dos cartórios eleitorais da Capital como da Secretaria do Tribunal, foram treinados no manuseio do kit biométrico. A única experiência que o TRE-PR havia tido com biometria tinha ocorrido no final de 2009, quando o eleitorado do município de Balsa Nova fora revisado pelo novo sistema. A diferença era que aquele pequeno município da Região Metropolitana de Curitiba contava com oito mil eleitores. Já em Curitiba, tínhamos um eleitorado de um milhão e trezentos mil eleitores.

Em 28 de março daquele ano, véspera do grande dia, com as presenças do ministro Ricardo Lewandowski, do desembargador Irajá Prestes Mattar, do governador do Estado, Beto Richa, e do prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, ocorreu uma solenidade simbólica para marcar o início dos trabalhos de revisão biométrica.

Na ocasião, o ministro Lewandowski disse: “Curitiba e o Paraná aceitaram o desafio de fazer todo o cadastro biométrico da capital”. O desembargador Prestes Mattar complementou: “o Paraná e Curitiba estão preparados para fazer o cadastro de todos os eleitores da capital pela biometria. A vanguarda nos disponibilizou isso. Com o sistema biométrico nenhum eleitor poderá votar no lugar de outro”.

Antes de passar a palavra às autoridades do Executivo estadual e municipal, o ministro Lewandowski agradeceu e reforçou a presença do governador e do prefeito, dizendo ter certeza de que a Justiça Eleitoral teria o apoio do estado e do município para vencer esse desafio. Ducci concordou com a fala do presidente do TSE e afirmou que “Curitiba sempre aceitou desafios, é uma cidade de vanguarda. O sistema, que já é seguro para as eleições, ficará ainda mais seguro e transparente. É importante que as pessoas venham até o TRE-PR e façam o recadastramento”. Já Richa destacou ser a biometria “um importante avanço tecnológico para garantir um processo eleitoral ainda mais seguro”.

A sorte então estava lançada!

Leia mais:

12.04 - Memórias Eleitorais: O desafio da biometria em Curitiba – parte 2

19.04 - Memórias Eleitorais: O desafio da biometria em Curitiba – parte 3


Texto: Marden Machado
Revisão: Melissa Medroni
Arte: Seção de Design Visual
Fotos: Arquivo TRE-PR
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR


Siga-nos no Twitter , Instagram , SoundCloud , TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

icone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Icone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido