Escola Judiciária do Paraná promove lives sobre segurança da urna

As lives fazem parte do Projeto Você e o Voto #MeContaAí

Imagem de notebook exibindo o evento virtual

Nesta quarta-feira (21), às 10h e às 15h , a Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), com o apoio da Seção de Gestão de Urnas (SGU), promoveu lives , transmitidas pelo canal do TRE-PR no YouTube , que abordaram a segurança da urna eletrônica. Os eventos fazem parte de um conjunto de palestras do Projeto Você e o Voto #MeContaAí, que propõe discutir, com estudantes e professores, temas como cidadania, democracia, urna eletrônica e etapas do processo eleitoral. A intenção da Escola Judiciária é despertar nos jovens a consciência sobre a importância da sua participação política, essencial ao exercício da verdadeira cidadania.

Durante as exposições desta quarta-feira, o palestrante, Roney Cesar de Oliveira, chefe da SGU, procurou envolver os 209 estudantes de nove escolas que participaram do evento, utilizando recursos de interação para abordar temas como a impossibilidade de haver ataque remoto às urnas por hackers e a total viabilidade de auditoria do processo de votação e de apuração eletrônica dos votos. Seguem alguns dados levantados na live ocorrida no período da manhã:

Imagem de uma pesquisa, escrito: "A nossa urna eletrônica é conectada na internet?", com 36% de ...

A maioria dos estudantes sabe que a urna eletrônica não é conectada à Internet, mas parcela significativa ainda pensa que sim.

Imagem de uma pesquisa, escrito "Somente o Brasil usa urna eletrônicas?", com 17% dos votos para...

A grande maioria dos jovens espectadores sabe que urnas eletrônicas não são exclusividade do Brasil.

Imagem de uma pesquisa escrito "É possível fazer uma auditoria na urna eletrônica?", com 39% dos...

O percentual de estudantes que acreditam que a urna eletrônica pode ser auditada é maior do que o de estudantes que não acreditam nessa possibilidade; mas é exatamente o mesmo daqueles que não sabem o que significa “auditoria”, o que foi esclarecido na sequência pelo palestrante.

Foto de um notebook exibindo o evento on-line

Ao final, os estudantes participaram de um quiz para testar seus conhecimentos.

Participaram das lives , além do palestrante, chefe da SGU, Roney Cesar de Oliveira, a chefe da Seção de Gestão de Programas Institucionais (SGPI), Mary Natsue Ogawa; o servidor da SGPI Rory Cordeiro e Silva; a professora Rosana Aparecida Vieira Borgo, do Colégio Estadual Cívico-Militar Custódio Netto (Telêmaco Borba); a professora Damares Antunes Voiski e o professor Nilson Rosa de Faria, do Colégio Estadual Cívico-Militar Cataratas (Cascavel); a professora Angela Maria Foss, do Colégio Estadual Cívico-Militar Mahatma Gandhi (Guarapuava); a professora Cristiane de Augustinho Antônio, do Colégio Estadual Cívico-Militar Yvone Pimentel (Curitiba); a professora Luciana Cristina de Lima, do Centro Estadual de Educação Profissional (Cianorte); a professora Lara Babilonia, do Colégio Estadual Helio de Souza (Pontal do Paraná); a professora Amanda de Oliveira Zampier, do Colégio Estadual Cívico-Militar 1º Centenário (Campo Largo); o professor Kayan Gusmão, da Escola Estadual Professora Abgail dos Santos Corrêa; a professora Katia Regina Dalri Abdala, do Centro Estadual de Educação Profissional (Curitiba); e os estudantes das instituições mencionadas.

A próxima live do Projeto Você e o Voto #MeContaAí, prevista para o segundo semestre, apresentará aos estudantes o processo eleitoral. Essa será a última palestra antes da realização do concurso de vídeos a serem criados pelos alunos, cujo tema são os conceitos trabalhados no decorrer do p rojeto.


Seção de Gestão de Programas Institucionais


Siga-nos no
Twitter , Instagram , SoundCloud , TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido