Acervo da Biblioteca Digital tem mais de 7,2 mil publicações com acesso gratuito

Material está disponível na internet a todos os interessados

Desenho de um notebook com sua tela mostrando muitos livros em prateleira. Ao redor do notebook,...

Todos os interessados em Direito Eleitoral podem acessar, de forma gratuita, o acervo digital do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com mais de 7,2 mil publicações, composto por livros, artigos e periódicos relacionados ao tema. O acervo está disponível para consulta na página da Biblioteca Digital da Justiça Eleitoral (BDJE).

O repositório institucional tem o objetivo de reunir, armazenar, organizar, recuperar, preservar e disseminar documentos e publicações produzidos pela Justiça Eleitoral. Na consulta das publicações, o usuário tem o privilégio de realizar um intercâmbio de informações em matéria eleitoral e partidária com outras instituições nacionais e internacionais.

Para acessar o material, basta fazer um cadastro na plataforma, onde é possível selecionar as coleções de interesse para receber notificações por e-mail sobre os novos itens adicionados. Com o cadastro, o interessado também tem a possibilidade de acesso aos documentos de coleções restritas de acordo com o perfil de acesso (para membros e servidores da JE).

Acesso

O acesso à Biblioteca Digital pode ser feito diretamente pelo endereço: http://bibliotecadigital.tse.jus.br/xmlui ou por meio do Portal do TSE, clicando no menu “O TSE”, opção “Cultura e história” > “Biblioteca Digital.

Caso não seja membro ou servidor da JE, poderá entrar em contato com a área responsável, por meio do e-mail sebbd@tse.jus.br, solicitando o documento de interesse, e a demanda será atendida conforme as regras.

Sobre o acervo

O acervo é atualizado constantemente com publicações diversas, e as obras publicadas na BDJE têm seus direitos autorais cedidos pelos proprietários, além das que estão em domínio público, com disponibilidade de downloads gratuitos.

Em 2015, quando foi inaugurada, a Biblioteca Digital contava com cerca de 350 itens registrados. Atualmente, além das mais de 7 mil publicações disponíveis, há um crescente número de usuários cadastrados. Em 2020, foram registrados 663 novos usuários, e, em 2021, já foram realizados 339 cadastros, totalizando mais de 1000 novos usuários cadastrados na ferramenta desde o ano passado até o momento.

A Seção de Biblioteca Digital (SEBBD) é vinculada à Coordenaria de Biblioteca e Museu (CBLEM), integrante da unidade gestora da Biblioteca Digital da Justiça Eleitoral e responsável pelo gerenciamento e atualização do conteúdo.


Texto e imagem: TSE


Siga-nos no TwitterInstagramSoundCloudTikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido