Justiça Eleitoral do Paraná concorre com oito práticas na 18ª edição do Prêmio Innovare

Premiação nacional do Poder Judiciário encontra-se na fase de entrevistas com responsáveis pelas práticas inscritas

Imagem de fundo preto com listras brancas, escrito em letras brancas: 18º Prêmio Innovare

A Justiça Eleitoral do Paraná participa com oito práticas na 18ª edição do Prêmio Innovare. Ao todo, 634 projetos que contribuem para ampliar e aprimorar o atendimento da Justiça concorrem em todo o país. A premiação foi criada com o objetivo de identificar, divulgar e difundir ações que tornam a Justiça mais ágil e acessível à população.

A 18ª edição está na fase de entrevistas, nas quais os consultores da premiação visitam as práticas aprovadas e elaboram um relatório que será apreciado pela Comissão Julgadora. Devido à pandemia de Covid-19, neste ano as visitas presenciais foram substituídas por reuniões on-line.

Confira a seguir as práticas da Justiça Eleitoral do Paraná que estão concorrendo:

Gralha Confere

Em 2020, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) criou, de forma inédita, a Gralha Confere, primeira agência de checagem do Judiciário brasileiro, com o objetivo de mitigar o efeito da desinformação acelerada pela tecnologia no processo eleitoral. O projeto disponibilizou um número de WhatsApp (41 8700-5100) para a população enviar dúvidas sobre conteúdos suspeitos, e firmou parceria com 47 instituições, entre imprensa, órgãos públicos e entidades civis, para replicarem em seus canais oficiais as checagens, originalmente publicadas no site do projeto e nas redes sociais do Tribunal.

INFODIP - Sistema de Informações de Óbitos e Direitos Políticos

Sistema desenvolvido para melhorar a eficiência no registro, recebimento e processamento das comunicações de óbito, suspensão e/ou restabelecimento de direitos políticos e hipóteses de inelegibilidades, permitindo a tramitação eletrônica interna e externa de tais comunicações. Tais informações são encaminhadas pelos cartórios de registro civil (óbitos), varas criminais e cíveis (condenação criminal, extinção de punibilidade e improbidade administrativa) e órgãos do exército (conscritos).

Parlamento Jovem

O projeto Parlamento Jovem - em prática no TRE-PR desde março de 2017 - tem por objetivo levar aos estudantes os conhecimentos sobre o processo eleitoral, proporcionando-lhes a vivência de todas as etapas: filiação, convenção partidária, registro de candidatura, campanha eleitoral e eleição, realizada com urnas eletrônicas. Entre os temas de grande relevância atualmente e que também são abordados pelo projeto estão a desinformação (fake news) e o impacto dessa prática em uma eleição.

Sabia Sabiá

As Metas Nacionais do Poder Judiciário representam o compromisso dos tribunais brasileiros com o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, buscando proporcionar à sociedade um serviço mais célere, com maior eficiência e qualidade. Foi com esse espírito que criou-se o “Sabia Sabiá”, uma campanha de prevenção de crimes eleitorais contendo os seguintes produtos: vídeo institucional, cartilha, cards, sonoras para rádios e vídeos animados.

Universidade Amiga

O projeto Universidade Amiga da Justiça Eleitoral consiste na parceria com as universidades públicas e privadas para a concessão mínima de 60 horas extracurriculares às acadêmicas e acadêmicos que atuam como mesárias e mesários nas eleições. Se a voluntária ou voluntário atuar nos dois turnos da eleição, a concessão é de, no mínimo, 60 horas, e se a atuação for em um turno somente, o mínimo é de 30 horas.

Usina Fotovoltaica

Trata-se de uma usina fotovoltaica instalada em Paranavaí (PR), região com alta incidência solar, com capacidade de produção suficiente ao atendimento da totalidade da demanda de energia elétrica dos 156 imóveis dos fóruns e sede do TRE-PR, cujos locais se destinam ao atendimento do eleitorado e dos demais clientes da Justiça Eleitoral e para a realização de eleições seguras e eficientes.

Você e o Voto

O projeto “Você e o Voto #MeContaaí!” nasceu em agosto de 2020, ano de eleições municipais, em que toda a sociedade e, particularmente, as educadoras e educadores buscaram fomentar discussões sobre a importância do voto e do processo democrático e, ainda, sobre a relação entre cidadania, democracia e eleições. Uma discussão necessária, mas que em meio à pandemia poderia ser prejudicada. Em 2021, o projeto foi totalmente remodelado em plataforma virtual para possibilitar maior interação entre escola, alunos e o TRE-PR.

Voz Amiga

O projeto "Voz Amiga" tem o objetivo de oferecer apoio emocional a magistradas, magistrados, servidoras e servidores, colaboradoras e colaboradores e estagiárias e estagiários por meio do diálogo com alguém que esteja disposto a ouvir. O projeto surgiu a partir da ideia de aproximar e auxiliar as pessoas durante o período de trabalho remoto imposto pela pandemia de Covid-19. A intenção do "Voz Amiga" é aproximar de maneira mais informal, facilitando a comunicação e o apoio entre colegas da Justiça Eleitoral.


Texto: Laura Carlotto Borro
Imagem: Divulgação
Revisão: Melissa Medroni e Beatriz Tedesco
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR


Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

icone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Icone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido