Incentivo: campanhas de doação de sangue e plasma continuam durante a pandemia de Covid-19

Pessoas saudáveis que foram infectadas com a forma leve de Covid-19 podem fazer a doação de plasma para ajudar no tratamento de outros pacientes

Imagem de uma pessoa doando sangue

Os bancos de sangue do Paraná estão enfrentando dificuldades com a pandemia de Covid-19 e dão continuidade à campanha de doação para que não haja o desabastecimento dos estoques de bolsas de sangue e plasma.

De acordo com dados divulgados pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), em Curitiba, na última quinta-feira (25), o estoque disponível de 200 bolsas de sangue de todos os tipos era suficiente para atender somente um dia de demanda em 42 hospitais de Curitiba e da Região Metropolitana.

Plasma com anticorpos

Além do sangue, o plasma também possui diversas substâncias, entre elas os anticorpos, os quais protegem o organismo. Pessoas que já foram infectadas com a forma mais leve de Covid-19 e que não apresentarem os sintomas da doença há 14 dias podem fazer a doação do seu plasma para tratamento de outros pacientes que apresentam formas graves do coronavírus.

Saiba mais sobre a doação de plasma com o estudo que está sendo feito pelo Hemobanco

Como doar?

A enfermeira do Hemepar Manuella Dallegrave explica que, devido à pandemia, as doações estão sendo feitas a partir de agendamento de horário no Hemepar, com a recepção de oito pessoas a cada 30 minutos para evitar aglomeração, a utilização de álcool em gel 70% e profissionais que atuam no atendimento devidamente paramentados e vacinados.

Os interessados devem acessar o agendamento on-line e marcar um dia e horário para fazer a sua doação. Além do agendamento, o Hemepar está entregando diariamente 30 senhas para que pessoas que não conseguiram marcar remotamente possam fazer sua doação.

Quem quiser fazer uma doação em grupo pode entrar em contato com a Captação de Doadores do Hemepar ligando no (41) 3281-4000 e agendando a doação do seu grupo. “Lembrando que o Hemepar permite a doação de grupos de 10 a 15 pessoas”, afirma Manuella.

Com o objetivo de estimular a doação de sangue, o Artigo 97 da Lei nº 8.112 concede aos servidores públicos a dispensa de um dia de trabalho.

Requisitos

- Estar em boas condições de saúde;

- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, na presença e com autorização de um responsável legal);

- Pesar no mínimo 50kg;

- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);

- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);

- Apresentar documento oficial com foto (Carteira de Identidade, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho, Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação).

Onde doar?

Nos municípios do interior do Paraná, os interessados podem fazer a doação no Hemocentro os nos Bancos de Sangue das suas cidades. Em Curitiba, as doações podem ser realizadas nos seguintes locais:

Hemobanco
Endereço: R. Cap. Souza Franco, 290 – Bigorrilho
Horário de Atendimento: segunda a sexta, das 8h às 16h e sábado das 8h às 12h
Telefone: (41) 3023-5545
E-mail: hemobanco@hemobanco.com.br
Site para agendamento: http://hemobanco.com.br/site

Hemepar
Endereço: Travessa João Prosdócimo, 145 – Alto da XV
Horário de atendimento: segunda a sábado, das 07h30 às 16h
Telefone:  (41) 3281-4000
E-mail: rchemepar@sesa.pr.gov.br
Site para agendamento: http://www.agendamento.pr.gov.br/age/pages/publico/agendarservico/escolhaServico?orgao10

Texto: Laura Carlotto Borro
Imagem: iStock
Revisão: Beatriz Tedesco / Melissa Medroni
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR

Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTokLinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Últimas notícias postadas

Recentes