Ação no Colégio Shirley Catarina Tamalu Machado, em São José dos Pinhais, promove alistamento eleitoral de jovens estudantes

Na mesma instituição, foi realizada também a eleição do Projeto Parlamento Jovem, com a escolha de vereadoras e vereadores mirins

Na foto, duas jovens estudantes estão sentadas de frente para dois servidores da Justiça Eleitor...

Nesta quarta-feira (24), aconteceu uma ação da Semana do Jovem Eleitor no Colégio Shirley Catarina Tamalu Machado, no município de São José dos Pinhais. Durante o evento, foi realizado o alistamento de alunas e alunos da instituição, via plataforma Título Net . Pelo menos cem estudantes, que estão na faixa etária alvo do projeto, puderam participar.

A semana do Jovem Eleitor acontece entre os dias 22 e 26 de novembro. O objetivo é aumentar o interesse e estimular o alistamento das pessoas entre 16 e 18 anos que têm o direito de votar, mas não a obrigação. O projeto é desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), em parceria com servidoras e servidores da Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba e da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS).

No corredor de uma escola, um grupo de jovens exibe seu primeiro título, impresso, para a câmera...

Jovens estudantes que fizeram o primeiro título

Eleição do Projeto Parlamento Jovem

A Justiça Eleitoral do Paraná aproveitou que a eleição do Projeto Parlamento Jovem aconteceria na instituição de ensino, para realizar também a ação da Semana do Jovem Eleitor. Foram eleitos vereadoras e vereadores mirins que passarão, em 2022, por capacitação na Câmara Municipal para conhecer o funcionamento do Poder Legislativo municipal e ter aptidão a, ao final das atividades previstas, proporem um Projeto de Lei.

O Projeto Parlamento Jovem propõe aos estudantes do ensino fundamental e médio a experiência de participar de um processo eleitoral e de conhecer o trabalho das Câmaras Municipais. Quem se candidata, antes de eleito, precisa se filiar a um partido político e ser escolhido em convenção partidária. As(os) alunas(os) também realizam uma campanha eleitoral entre seus colegas eleitores.

Em 2021, as etapas do Projeto Parlamento Jovem foram adequadas ao formato on-line para permitir às escolas e aos estudantes mais flexibilidade para o desenvolvimento do trabalho em contexto de pandemia.

Texto: Carla Tortato
Revisão: Beatriz Tedesco Prado
Foto: Bernardo Gonzalez
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR

Siga-nos no Twitter , Instagram , SoundCloud , TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

icone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Icone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido