Live discute casos emblemáticos da Suprema Corte dos Estados Unidos com reflexões sobre o contexto brasileiro

A discussão, transmitida pelo YouTube, debateu sobre os casos “Citizen United versus Federal Electoral Commission” e ”Bush versus Gore”

Imagem de um notebook exibindo o evento on-line. Na tela do notebook, há sete retângulos e em ca...

Na última quinta-feira (28), foi realizada a live "Casos emblemáticos da Suprema Corte dos Estados Unidos na área eleitoral". A discussão debateu os julgados “Citizen United versus Federal Electoral Commission” e “Bush versus Gore”. O evento foi transmitido ao vivo pelo YouTube, onde pode ser acessado na íntegra.

A live foi promovida pela Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) em parceria com a Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP) e com o Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (IPRADE). O evento teve o objetivo de promover o conhecimento sobre questões eleitorais norte-americanas, considerando as semelhanças e diferenças com o Brasil.

Assista a live na íntegra

O corregedor e vice-presidente da Justiça Eleitoral do Paraná, desembargador Vitor Roberto Silva, realizou a abertura. “Sempre é útil encontrarmos maneiras de solucionar litígios que por certo também podem ocorrer no Brasil, principalmente em épocas em que a comunicação é instantânea”, disse.

A juíza titular da Corte e diretora-executiva da EJE-PR, doutora Flávia da Costa Viana, foi a mediadora. A doutora comentou sobre o grupo de estudos do qual faz parte, que pesquisa sobre os casos da Suprema Corte norte-americana, e serviu de inspiração para a live. Até então, o tema era inédito entre as Escolas Judiciárias Eleitorais do país.

Caso “Citizen United versus Federal Election”

O palestrante Bruno Santos Cunha, procurador do município de Recife (PE), abriu a discussão apresentando um panorama do caso “Citizen United versus Federal Election”. O julgado, decidido pela Suprema Corte dos Estados Unidos em 2010, é um dos mais controversos no país.

Em seguida, a debatedora Ana Carolina de Camargo Clève, presidente do IPRADE, destacou a relação entre dinheiro e política. A doutora traçou reflexões entre pontos positivos e negativos do caso norte-americano, fazendo conexões com o contexto brasileiro.

Caso “Bush versus Gore”

O segundo julgado, “Bush versus Gore”, foi apresentado pelo palestrante Flavio Jardim, procurador do Distrito Federal. O caso refere-se a acirrada disputa presidencial norte-americana de 2000 entre o candidato republicano George W. Bush e o democrata Al Gore.

O doutor explicou que a decisão daquela eleição ficou por conta da Flórida. Apesar dos problemas na votação no estado (que incluíam a diferença de apenas 537 votos entre os dois candidatos e a polêmica cédula borboleta), a Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu pela não recontagem dos votos. Bush, por conseguinte, assumiu a presidência do país.

A debatedora Cristina Maria Gama Neves da Silva, advogada e especialista em Direito Constitucional, refletiu sobre a dinâmica da organização das eleições nos Estados Unidos em comparação com o Brasil. A doutora ressaltou como a Justiça Eleitoral no nosso país é um exemplo na promoção de um modelo de votação acessível, rápido e seguro.


Texto: Carla Tortato
Revisão: Melissa Diniz Medroni e Beatriz Tedesco Prado
Foto: Reprodução
Tratamento de imagem: Natália Elena de Sousa
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR


Siga-nos no 
TwitterInstagramSoundCloudTikTok LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido