TPS 2021: participantes fazem últimas tentativas de planos de ataque

Teste Público de Segurança entra em sua fase final nesta sexta-feira (26)

Na foto, dois servidores aparecem em destaque mexendo no computador em um escritório. Ao fundo, ...

No quinto dia do Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação (TPS) 2021, os participantes têm a oportunidade para concluir com sucesso os planos de ataque que desenvolveram. O encerramento do TPS está previsto para as 17h desta sexta-feira (26), mas existe a possibilidade de prorrogação até sábado, dia 27, se houver necessidade de mais tempo para conclusão de algum plano.

O TPS 2021 teve início na tarde de segunda-feira (22) e reuniu um número recorde de 26 investigadoras e investigadores durante toda a semana. O objetivo é descobrir possíveis vulnerabilidades na urna eletrônica a tempo de serem corrigidas para as Eleições 2022.

Planos de ataque

Entre as estratégias projetadas, a equipe da Polícia Federal que participa do TPS teve êxito no plano de ataque com o objetivo de extrair dados e configurações do Kit JE Connect, sistema criado pela Justiça Eleitoral para fazer a transmissão dos resultados da eleição de forma segura.

“Conseguimos extrair os dados das partições que estavam cifradas dentro do Kit JE Connect, que é como se fosse um pendrive, utilizado para botar um sistema operacional para fazer o envio de dados de votação para o TSE”, informou Paulo César Hermann Wanner, perito criminal federal, e um dos integrantes do grupo, que é composto ainda pelos especialistas da PF Ivo Peixinho e Galileo de Sousa.

Paulo ressalvou que isso não significa a quebra do sigilo do voto, uma vez que o JE Connect é um sistema de transmissão de dados e não está ligado diretamente à urna eletrônica. Já o segundo plano de ataque realizado pela equipe, chamado “alteração de informações nas tabelas de correspondência”, não teve continuidade, em razão das barreiras de segurança verificadas no sistema, que aumentaram desde o TPS de 2019.   

Um grupo de investigadores gaúchos executou, também com sucesso, um plano de teste que teve como foco a parte frontal e o teclado da urna. A estratégia consistiu em sobrepor a essa parte do equipamento um invólucro (confeccionado por impressora 3D) que, mediante sensores, captaria a digitação do voto e encaminharia as informações, por meio de uma rede wi-fi, para um banco de dados em tempo real.

Objetivo do TPS

O objetivo do Teste Público é fortalecer a confiabilidade, a transparência e a segurança do sistema eletrônico de votação, a partir de contribuições para o aprimoramento do processo eleitoral.

O TPS permite que representantes da sociedade executem planos de ataque ao sistema com a finalidade identificar vulnerabilidades relacionadas à violação da integridade ou do anonimato dos votos de uma eleição.

Evento permanente do calendário de preparação de cada eleição, o TPS ocorre, preferencialmente, no ano que antecede o pleito, em ambiente preparado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

Confira mais informações no site do evento

https://www.justicaeleitoral.jus.br/tps/

Texto e imagem: Tribunal Superior Eleitoral
 

Siga-nos no TwitterInstagramSoundCloudTikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

icone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Icone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido