Live da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná discutiu participação de minorias no processo eleitoral

Evento abordou necessidade de abertura de espaços de representação política para categorias minorizadas

Imagem de um notebook exibindo a tela do evento on-line. Na tela, o fundo é azul escuro; na part...

Nesta terça-feira (19), a Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), em parceria com a Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP), promoveu a live “Participação das minorias no processo eleitoral” pelo canal da Justiça Eleitoral no YouTube. O evento abordou a necessidade de abertura de espaços de representação política para categorias minorizadas no processo eleitoral.

Assista ao evento na íntegra aqui

O desembargador Tito Campos de Paula, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), reforçou a necessidade de defender os direitos dos grupos minorizados. “Em uma democracia, tem que haver espaço para a participação de toda a sociedade, não importando a origem das pessoas.”

Legitimidade

O desembargador Vitor Roberto Silva, vice-presidente e corregedor do Tribunal, também destacou a importância de se colocar o assunto em pauta: “é um tema fundamental nos dias de hoje porque uma verdadeira democracia só será alcançada com a efetiva atuação de todos”.

A doutora Flávia da Costa Viana, juíza da Corte do TRE-PR e diretora-executiva da EJE-PR, evidenciou que “o acesso dos grupos minorizados ao processo eleitoral e ao sistema político é imprescindível; não apenas porque irá enriquecer decisões públicas, mas, também, porque conferirá a elas maior legitimidade”. A doutora Flávia afirmou ser muito importante examinar a situação atual do sistema para poder melhorá-lo: “é preciso que se verifique de forma concreta quais são as fraturas do nosso sistema para que, então, de forma transversal, possamos ampliar nossa visão sobre a diversidade e inclusão”.

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e diretor da EJE/TSE, Carlos Bastide Horbach, que participou da live, afirmou que “discutir esse tema é uma urgência no nosso regime democrático”.

Exposições

Os palestrantes do evento foram Sabrina de Paula Braga, analista judiciária do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), e Joelson Costa Dias, advogado e ex-ministro substituto do TSE.


Texto: Beatriz Tedesco Prado
Revisão: Melissa Diniz Medroni
Imagem: Reprodução
Tratamento de imagem: Natália Elena de Souza
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR


Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Últimas notícias postadas

Recentes