Mulheres na Política: Construindo Candidaturas 2022 começa nesta terça (05)

307 pessoas inscreveram-se na capacitação promovida pela Comissão Mulheres na Política e Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR)

Imagem de fundo amarelo com o desenho de rostos de mulheres de perfil. Escrito em letras verdes:...

Trezentas e sete pessoas inscreveram-se para o curso on-line e gratuito “Mulheres na Política: Construindo Candidaturas 2022”, que começa nesta terça-feira (05). Com o limite de participantes era de 200 pessoas, 107 estão na fila de espera para uma vaga.A capacitação é uma iniciativa da Justiça Eleitoral do Paraná por meio da Comissão Mulheres na Política e Escola Judiciária Eleitoral (EJE).

As aulas acontecerão pela plataforma Zoom todas as terças e quintas-feiras, das 19h às 22h15, e no dia 23/10 (sábado), das 08h30 às 10h30, em substituição ao dia 12/10 (terça-feira), feriado nacional. O link de acesso será enviado por e-mail para as pessoas inscritas e, para quem obtiver pelo menos 75% de frequência, será fornecido certificação de 24 horas-aula.

Clique aqui para baixar a programação completa

Especialistas vão abordar aspectos legais da participação feminina; partidos políticos; orçamento e financiamento de campanha; prestação de contas; comunicação; segurança da urna e auditoria do voto eletrônico; registro de candidatura; democracia; diversidade; redes sociais e linguagem cidadã.

Diversidade

Segundo a juíza titular da Corte e diretora-executiva da EJE-PR, doutora Flávia da Costa Viana, essa edição do curso, que tem como público-alvo cidadãos e cidadãs, trará reflexões sobre a importância da diversidade no debate político. “Será lançado um olhar não apenas a respeito da necessidade de maior participação das mulheres na vida pública, mas também de outros grupos minorizados”, diz.

De acordo com a juíza da 174ª Zona Eleitoral de Curitiba e presidente da Comissão Mulheres na Política, doutora Adriana de Lourdes Simette, "a ideia é passar informações relevantes sobre o processo eleitoral e pré-eleitoral, fazendo com que, quando chegar a eleição, as mulheres e as pessoas engajadas na política, independente do matiz ideológico-partidário, possam estar mais preparadas para concorrerem nos pleitos que se seguem”, afirma.

Metas

A iniciativa compõe os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Em especial, atende às metas estabelecidas pelo Objetivo 5, que visa alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. Também atende a Meta 9 do Poder Judiciário, que estimula ações de prevenção ou desjudicialização de litígios voltadas aos ODS da Agenda 2030.


Texto: Caroline Campos Oliveira
Revisão: Melissa Medroni
Arte: Thiago Tolotti
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR


Siga-nos no TwitterInstagramSoundCloudTikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido