Presidente do TRE-PR ouve a população de União da Vitória em audiência pública

Exposição revelou como eram realizadas as eleições antigamente, com urnas de madeira e de lona. Nesta terça (05), audiência pública acontece em Guarapuava

Foto da audiência pública em União da Vitória, exibindo a mesa de autoridades e um celular filma...
Mesa de autoridades da audiência pública em União da Vitória

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Tito Campos de Paula, participou de uma audiência pública em União da Vitória nesta segunda-feira (4). Nesta terça (05), uma nova audiência acontece no município de Guarapuava, com transmissão ao vivo pelo canal do TRE-PR no YouTube a partir das 17h30.

Assista à audiência pública de União da Vitória na íntegra

Na ocasião, o presidente do TRE-PR destacou a importância da Justiça Eleitoral na vida da população ao apresentar um breve histórico da criação da instituição, em 1932, quando as mulheres tiveram reconhecido o direito ao voto.

O desembargador Tito lembrou a dificuldade em se realizar eleições e apurar votos antes do sistema eletrônico, em comparação com a celeridade do atual modelo. "A urna eletrônica foi sem dúvida nenhuma o maior avanço que tivemos no processo eleitoral", disse.

O presidente também conclamou as pessoas jovens a tirarem o título eleitoral. "É a partir do voto que começa a sua participação na sociedade, no município e no país", afirmou.

Abertura

Os trabalhos foram iniciados após a execução do hino nacional pela banda Fora da Pauta, formada por autoridades, servidoras e servidores da Justiça Eleitoral do Paraná, em uma apresentação gravada.

O diretor-geral da Justiça Eleitoral do Paraná, doutor Valcir Mombach, agradeceu às servidoras e servidores da sede que se deslocaram para o município e às equipes da 33ª e 153ª zonas eleitorais de União da Vitória, que trabalharam para a realização do evento.

Calendário eleitoral

A secretária de Planejamento, Solange Maria Vieira, destacou que estamos a um ano das Eleições 2022 e apresentou as principais datas do calendário eleitoral. Lembrou ainda que no dia 4 de maio de 2022 o cadastro eleitoral será fechado e não será mais possível tirar o primeiro título ou fazer alteração de dados.

Acesse a apresentação completa da secretária de Planejamento

Segurança da votação

O secretário de Tecnologia da Informação, Gilmar de Deus, enfatizou que o processo eletrônico de votação foi criado a partir de um movimento nacional para dar mais transparência ao processo eleitoral.

Gilmar demonstrou as principais barreiras de segurança da urna eletrônica, tais como: os lacres invioláveis assinados pelos juízes eleitorais, o fato de as urnas não serem conectadas à internet e a realização do Teste Público de Segurança, que neste ano terá a sua sexta edição de 22 a 26 de novembro.

Ele lembrou que a concepção do projeto da urna eletrônica teve, além da Justiça Eleitoral, a participação das Forças Armadas, Ministério da Ciência e ITA, entre outras entidades. "Graças a esse trabalho colaborativo, hoje o Brasil tem esse sistema robusto que apenas é materializado pela iniciativa privada", destacou.

Acesse a apresentação completa do secretário de TI

Exposição

A audiência pública contou com a participação de autoridades dos municípios abrangidos pelas 33ª e 153ª zonas eleitorais de União da Vitória (Paula Freitas, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro e Porto Vitória), representantes de partidos políticos, entidades civis e da imprensa.

Uma exposição no local demonstrou um pouco da história do voto, com a exibição de uma urna de lona, uma urna de madeira, um módulo impressor utilizado nas Eleições 2002 e uma urna eletrônica modelo 2000.

Participação

Dúvidas enviadas pelo chat da transmissão no YouTube foram respondidas ao vivo. Uma delas foi um questionamento sobre a possibilidade de se auditar o sistema eletrônico de votação. O secretário de TI, Gilmar de Deus, falou sobre o procedimento que, pela primeira vez, vai acontecer em uma eleição suplementar, no município de Francisco Alves, no dia 7 de novembro.

Presenças

A mesa de autoridades foi composta pelo presidente da Justiça Eleitoral do Paraná, desembargador Tito Campos de Paula; pelo doutor Elvis Jakson Melnisk, juiz da 33ª Zona Eleitoral; doutor Élder Teodorovicz, promotor da 33ª Zona Eleitoral; doutor Luis Mauro Lindenmeyer Eche, juiz da 153ª Zona Eleitoral; doutor Tibério Araújo Quadros, promotor da 153ª Zona Eleitoral; e pelo diretor-geral, doutor Valcir Mombach.

Participação cidadã

As audiências públicas têm o objetivo de aproximar a Justiça Eleitoral da sociedade. Além disso, estimulam o alistamento de jovens e mesários (as), esclarecem dúvidas e oferecem uma oportunidade à população para apresentar seus anseios com relação ao processo eleitoral.

Texto: Melissa Medroni e Beatriz Tedesco
Revisão: Marden Machado
Imagem: Vilmar Chequeleiro
Tratamento de imagem: Simone Hembecker

Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR


Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

icone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Icone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido